Skip to main content

O Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles vem se aproximando da Secretaria das Cidades, vinculada ao Governo Estadual do Ceará, com o intuito de iniciar suas atividades de assessoria à realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Ceará, através do acordo de cooperação firmado nacionalmente entre o Observatório e o Ministério das Cidades, a “Rede de Apoio a Conferência das Cidades”.

No dia 17 de março, ocorreu o evento “Encontro com Prefeitos, Gestores Públicos e Municipais do Ceará”, com o objetivo de sensibilizar os municípios a organizarem suas próprias conferências, destacando a importância da participação popular na construção das políticas públicas.

Na ocasião, a arquiteta Letícia Miguel Teixeira representou o Ministério das Cidades, expôs o conteúdo da Cartilha de realização da 6ª Conferência das Cidades, destacando os pormenores da organização da conferência e do próprio Conselho das Cidades. Em seguida, o advogado Andrerson Rafael trouxe o mesmo tema sob uma perspectiva legal.

Além de um espaço de aprendizado, o momento também serviu para a interação entre os pesquisadores do Núcleo Fortaleza e gestores públicos de diversas escalas de governo.

As Conferências das Cidades. etapas municipais e estaduais, serão realizadas ainda no primeiro semestre de 2025, com a síntese nacional prevista para ocorrer em outubro deste ano. Será uma grande oportunidade de mobilização da população em torno das pautas urbanas, concomitantemente no Brasil todo.

Figura 01 – Abertura do evento. Da direita pra esquerda na mesa: Dr. José Lino Fonteles da Silveira (Membro ConCidades Ce – Denfesoria Pública Estadual), Joacy Júnior (Presidente da Aprece), Zezinho Albuquerque (Secretário das Cidades e Presidente do ConCidades CE), Thiago Campelo (Secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano das Cidades e Vice Presidente do ConCidades CE), Letícia Miguel Teixeira (Servidora Pública do Ministério das Cidades do Governo Federal) e Andrerson Rafael (Membro do ConCidades CE e representante da Associação Beneficente Do Jaçanaú e adjacências – Acobeja).

Figura 02 – Da direta para esquerda: Victor França (analista de desenvolvimento urbano da SCIDADES), Armando Silveira (Servidor Público do IPPLAN – Fortaleza), Letícia Miguel Teixeira (Servidora Pública Federal do Ministério das Cidades do Governo Federal), Juliany Rhein (Analistas de desenvolvimento urbano da SCIDADES), Elizabeth Feijão (Diretora de articulação e integração do IPPLAN – Fortaleza), Clélia Lustosa (Corodenadora do Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles), Samia Karininy (analista jurídica da SCIDADES), Bruna Santiago (Pesquisadora do núcleo Fortaleza), Carlos Wesley (Pesquisador do núcleo Fortaleza).

Figura 03 – Público presente no evento.