É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Hélène Rivière d’Arc, professora colaboradora do Observatório das Metrópoles desde a sua fundação.
Hélène era geógrafa e diretora emérita de pesquisa do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) da França, atuando no Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL, sigla em francês, vinculado à Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3), centro de ensino multidisciplinar sobre a América Latina, fundado em 1954.
Na sua trajetória acadêmica, Hélène acumulou mais de cinquenta anos de estudos urbanos e regionais em países da América Latina, abordando diferentes cidades. Ela orientou, na França, diversas teses de doutorandos brasileiros, além de acolher pesquisadores do Brasil em missões de trabalho ou em programas de pós-doutoramento. Participou de programas de pesquisa e intercâmbio com pesquisadores brasileiros, tendo diversas publicações sobre a circulação de ideias do urbanismo entre França e América Latina, sobre a reabilitação dos centros urbanos e gentrificação abordando cidades da Europa e da América Latina.
Hélène era profundamente interessada pelos temas da política brasileira. Em todas as suas viagens ao Brasil para os eventos do Observatório, sempre se mostrou muito alegre de estar entre nós, conversando e tomando uma caipirinha.
O Observatório das Metrópoles presta os mais sinceros sentimentos de solidariedade à família e aos amigos.
Veja também: Entrevista “A circulação das ideias (França-Brasil) – Entrevista com Hélène Rivière d’Arc“, cedida à Anete B. L. Ivo, em 2019.