Skip to main content

O Movimento Nossa BH lançou relatório sobre o evento “MobMulheres: Diálogos de uma cidade para mulheres”. Com a preocupação em criar espaços mais frequentes e democráticos de participação popular, uma das propostas do encontro foi buscar o envolvimento de integrantes da sociedade civil para pensar os principais problemas e possíveis soluções para as pautas relacionadas à gênero e mobilidade.

Além disso, mirando na realização da V Conferência Municipal de Política Urbana (V CMPU), foram também debatidas propostas concretas para a Conferência, de forma a constituir a mobilidade das mulheres como um tema a ser trazido a este espaço de discussão.

A participação de mulheres na política urbana, bem como a formação de pessoas interessadas na temática, e que poderão incidir na mobilidade de maneira sensível às mulheres, foram objetivos do encontro e seguem nas propostas do Nossa BH. ​

Na primeira parte do evento, foi realizada uma oficina de pequenos reparos em bicicletas para mulheres, buscando contribuir com uma maior aproximação e segurança delas para o deslocamento por bicicletas.

Na parte da tarde, foi realizada uma roda de conversa com as arquitetas e urbanistas Letícia Bortolon (ITDP) e Izabel Dias e a educadora e integrante da luta pelo Busão da Comunidade no Aglomerado da Serra, Floricena da Silva, que falaram sobre a mobilidade e planejamento urbanos voltado para mulheres.

A partir dessas trocas, as e os participantes foram separados em grupos para sintetizar alguns problemas e propostas para a mobilidade urbana feminina em Belo Horizonte. O resultado final da sistematização foi um relatório com diversas propostas que estão sendo apresentadas em vários espaços institucionais da cidade, como Conselhos e Observatórios, e serão levadas para a V CMPU.

LINK para relatório: http://nossabh.org.br/2018/04/relatorio-do-mobmulheres/

O evento e o relatório são parte das ações do projeto MobCidades, do qual o Movimento faz faz parte, coordenado por Letícia Birchal.