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O Instituto Favelarte divulga o vídeo “Mobilidade Urbana e Direito à Cidade – Metrô pra quem?” que debate a política de mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro – uma das mais caras do mundo.

O Instituto Favelarte desenvolve o projeto: “Direito a cidade e Mobilidade urbana. Impacto da Copa de 2014 na região Portuária do Rio de Janeiro”, com apoio da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos. O projeto tem como objetivo contribuir com a informação, mobilização e reivindicação dos moradores da cidade do Rio de Janeiro e mais especificadamente os moradores da região portuária sobre os impactos da Copa de 2014 e sobre seus direitos a cidade na área da mobilidade urbana; através de reportagens, artigos e fotos jornalísticas sobre a questão. Ao todo serão produzidas dez reportagens.

 

REPORTAGENS

Mobilidade Urbana e Direito à Cidade – Metrô pra quem?

No dia 31 de janeiro de 2014, o governador do Estado do Rio de Janeiro anunciou que seria mantida a tarifa do metrô (R$ 3,20). No dia 02 de abril ela foi reajustada, passando para R$ 3,50. Segundo o governador o reajuste anual está previsto no contrato de concessão. A passagem do metrô do Rio é mais cara do país e do mundo.

Usuários sempre se queixam de atrasos, super lotação, queda de energia, não funcionamento do ar condicionado, dentre outras coisas e consideram que o preço não vale o serviço oferecido.

Multas não tem feito esse serviço melhorar

No dia 10/07, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) manteve a multa ao Metrô Rio de R$ 288.941,38, referente ao desacoplamento mecânico, na noite do dia 16 de janeiro deste ano, entre dois carros do transporte, que terminou em paralisação da circulação dos trens da Linha 2 durante 90 minutos, entre as estações de Irajá e Colégio.

Diariamente são cerca de 700 mil pessoas que viajam no metrô do Rio.

A concessão foi dada ao Grupo Invepar que assumiu o controle em 2008, ao pagar R$995,7 milhões ao Citigroup Venture Capital (CVC), Investidores institucionais do Fundo de Investimento em Participações (IIFIP) e à Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia).

As novas linhas planejadas são a 3 e a 4. A Linha 3 do Metrô Rio de Janeiro que vai ligar as cidades de São Gonçalo e Niterói tem o investimento de R$ 3 bilhões, beneficiará 400 mil usuários. A Linha 4, que ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, à Ipanema, na Zona Sul, atenderá uma média de 150 mil pessoas por dia. O custo do empreendimento é de R$ 8,5 bilhões.

 

http://youtu.be/YThiGbv3hEw