Skip to main content

Entre os dias 22 e 24 de junho será realizado o Seminário Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios — por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos. O evento, que ocorrerá no formato online, reverencia a obra do geógrafo baiano passados 20 anos do seu falecimento.

As inscrições já estão abertas e a programação é composta por mesas redondas e rodas de conversa. Além disso, a biblioteca e o acervo de Milton Santos, sob guarda do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), também serão apresentados no evento.

Denise Elias, pesquisadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará, compõe a Comissão Organizadora e será uma das expositoras do seminário.

Milton Santos faleceu em 24 de junho de 2001. Decorridos 20 anos, sua obra permanece viva. Segue sendo debatida e atualizada. O vigor de seu pensamento crítico pode ser apreciado nas tramas de método que sustentam inúmeras pesquisas, tanto na descoberta de questões-problema, quanto na identificação e delimitação de variáveis significativas e caminhos metodológicos para interpretá-las.

À luz do sistema conceitual por ele proposto, vem se realizando interpretações de complexas situações geográficas que caracterizam o período atual, nos permitindo analisar questões histórico-estruturais e conjunturais que afetam particularmente os espaços da periferia do mundo. Daí falarmos na atualidade do pensamento de Milton Santos.

Entendemos que o tempo presente nos impõe outros tantos desafios analíticos e nos convida a desvelar e debater caminhos à ação emancipatória, considerando estarmos diante, a um só tempo, do aprofundamento da crise e de uma transição em marcha.

A leitura dos territórios permanece sendo nosso grande desafio e se coloca como um chamado vindo de múltiplas vozes que se expressam numa diversidade de ambientes acadêmico-científicos, escolares, artístico-culturais, assim como dos movimentos sociais.

Com este evento pretendemos, portanto, debater a atual conjuntura histórica sob a inspiração da proposta teórica de Milton Santos e identificar os processos e disputas contemporâneas pelos usos dos territórios.

Saiba mais em: www.miltonsantos20anos.com.br