Skip to main content

A Metropolização do Planalto Central: o arranjo Brasília-Anápolis-Goiânia

O INCT Observatório das Metrópoles divulga o lançamento do livro “Dinâmicas da expansão do arranjo urbano-regional Brasília-Anápolis-Goiânia”, de autoria de Marcos Bittar Haddad e Rosa Moura, pela editora Novas Edições Acadêmicas. Trata-se de uma reflexão sobre esse arranjo localizado no planalto central do Brasil, na qual se coloca em análise várias informações que permitem confirmar sua natureza urbano-regional.

O trabalho sobre o arranjo do Planalto Central pode ser considerado um entre os produtos das pesquisas em curso no projeto 1.1. “Organização do espaço urbano-metropolitano e construção de parâmetros de análise das dinâmicas de metropolização”, no âmbito do novo Programa do INCT Observatório das Metrópoles, intitulado “As metrópoles e o direito à cidade”.

Segundo a professora Rosa Moura, o arranjo Brasília-Anápolis-Goiânia configura-se como um dos muitos arranjos espaciais dessa natureza, que caracterizam o processo de metropolização brasileiro. “De modo geral são unidades fortemente articuladas que conjugam metrópoles, aglomerações urbanas e centros não aglomerados, no caso, uma metrópole nacional, um centro sub-regional e uma metrópole, com suas respectivas regiões de influência”, aponta Moura.

De acordo com a publicação, nessas unidades em constante transformação, portanto indelimitáveis, há uma divisão de funções e uma distribuição de atividades entre as partes componentes, que se complementam, operadas por intensos fluxos multidirecionais de pessoas, mercadorias, informação e conhecimento. Acionam uma dinâmica que reforça o padrão concentrador da urbanização brasileira, porém em morfologias ampliadas, dispersas, multiescalares e em constante mobilidade.

A publicação encontra-se disponível para aquisição nos links abaixo:

A Metropolização do Planalto Central

 

Publicado em Publicações | Última modificação em 07-12-2017 12:53:27