Em matéria que discute a possibilidade de cidades sustentáveis, a publicação Revista Ciência Hoje deste mês consulta o coordenador do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, para informações e análises sobre as metrópoles.
A matéria destaca a tendência de crescimento da vida na urbe, especialmente na América Latina, a região mais urbanizada do mundo. De fato, desde 2008, 80% da população brasileira estão concentrados em cidades. Ribeiro afirma haver, dentre estas cidades, quinze aglomerações urbanas com características próprias e funções que podem atender às necessidades da população urbana na¬cional ou regional, ou seja, quinze metrópoles nacionais.
Chamando a atenção para o debate sobre o direito à cidade e a desejada sustentabilidade das cidades, a matéria também trata do problema da mobilidade urbana e lembrado não apenas pela demanda populacional por transporte eficaz, mas também pelo fato de o transporte público ser organizador do território, como lembra Ribeiro. O coordenador do Observatório também chama atenção para o fato de que a imobilidade nas metrópoles pode acarretar uma perda significativa na renda do trabalho.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Última atualização em Qua, 29 de Setembro de 2010 21:05