A mais recente publicação do INCT Observatório das Metrópoles, o livro Desigualdades Urbanas e Desigualdades Escolares, faz parte de um conjunto mais amplo de investigações do Observatório que procuram evidenciar os limites urbanos à diminuição sustentável das desigualdades sociais nas grandes cidades brasileiras. Falando das desigualdades de oportunidades escolares, não obstante o esforço de universalização do ensino básico e do aumento da eficácia escolar, os artigos que compõem a publicação estudam os efeitos dos processos de segregação residencial e segmentação territorial na reprodução das desigualdades educativas.
Neste livro, discute-se a questão das desigualdades de oportunidades de escolarização, mas existem outras dimensões nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Observatório que gerem evidências da existência de Limites Urbanos à Diminuição das Desigualdades Sociais. É o caso das pesquisas relacionadas com trabalhos sobre segregação residencial e mercado de trabalho e segregação residencial e bem-estar urbano.
O livro Desigualdades Urbanas e Desigualdades Escolares é fruto de uma proveitosa parceria que conta com um histórico de colaboração prévia: o Laboratório de Avaliação da Educação, do Departamento de Educação da PUC – Rio; IFCH/UERJ; IFCS/UFRJ; Faculdade de Educação UFRJ. Vale destacar que o livro registra apenas uma parcela de colaboração entre os membros da equipe. Outros resultados de pesquisa já foram publicados, como é o caso do livro “A Cidade contra a Escola? Segregação Urbana e Desigualdades Educacionais em grandes cidades da América Latina“, que discute a relação entre segregação residencial e as oportunidades educacionais de crianças e jovens na América Latina.
De forma a dar continuidade aos estudos iniciados em 2005, o INCT Observatório das Metrópoles segue com os estudos na linha Organização Social do Território e Desigualdades de oportunidades Educativas. O Observatório também segue como integrante do Projeto Observatório Educação e Cidade/INEP-CAPES, que tem como temática central as desigualdades de oportunidades educacionais, considerando de forma integrada os diferentes contextos e agentes atuantes nesse processo: o da cidade, o da escola e o da família.
Introdução – Luiz Cesar Ribeiro, Mariane Koslinski, Fátima Alves e Cristiane Lasmar
Parte 1: Da Cidade à Escola
A metropolização da questão social e as desigualdades de oportunidades educacionais no Brasil
Luiz Cesar Ribeiro e Mariane Koslinski
Fátima Alves, Wolfram Lange e Alicia Bonamino
André Ricardo Salata e Maria Josefina Gabriel Sant´Anna
Luiz Cesar Ribeiro e Mariane Koslinski
Maria Ligia de Oliveira Barbosa e Maria Josefina Gabriel Sant´Anna
Sibele Cazelli
Jovens, escola e mercado de trabalho: desfiliação institucional na baixada fluminense
André Rangel
Carolina Zuccarelli e Gabriel Cid
Ana Carolina Cristóvão e Mariana Milão
Filipe Souza Corrêa e Juciano Martins Rodrigues