O Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPP/UFRN) abre processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais – área de concentração em Dinâmicas Urbanas e Regionais e Políticas Públicas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Cidades e Dinâmica Urbana; e Estado e Políticas Públicas. São oferecidas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro.
O edital para o Mestrado em Políticas Públicas e Regionais faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN). O programa tem como objetivo investigar as dinâmicas urbanas e regionais, enfocando os benefícios que podem advir das políticas públicas de estado e da atuação do terceiro setor. As discussões abrangem as diversas escalas espaciais, assim como processos de formulação e implementação das políticas públicas.
Para mais informações sobre o processo de seleção para o Mestrado do PPEUR, acesse o edital aqui.
Núcleo Natal Observatório das Metrópoles
O Núcleo RM Natal da Rede Observatório das Metrópoles integra o Departamento de Políticas Públicas da UFRN, o qual reúne pesquisadores dos Departamentos de Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Estatística e Geografia, integrantes dos programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (mestrado e doutorado), Arquitetura e Urbanismo (mestrado) e Geografia (mestrado) e do Grupo de Estudos Demográficos (este último mantendo curso de pós-graduação latu senso). Integra o Observatório das Metrópoles (IPPUR-UFRJ) desde 1999. Entretanto, somente no final de 2003 é que o grupo foi ampliado e estruturado no seu formato atual tendo em vista a aprovação do Projeto “O Mapa Social da Região Metropolitana de Natal” com recursos do Pronex-CNPq-FAPERN.
Em 2006 foi formalizada pelo Núcleo RM Natal parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) através do CTCN/CRN/INPE de Natal para fins de capacitação técnica e intercâmbio científico.
Atualmente a equipe, coordenada pela Profª. Dra. Maria do Livramento Miranda Clementino, do Departamento de Ciências Sociais, é formada por 10 doutores (sendo 02 das Ciências Sociais, 02 da Geografia, 03 da Arquitetura e 02 da Estatística); 04 mestres (todos doutorandos); 03 mestrandos; 04 técnicos (sendo 1 bolsista AT); e 02 graduandos (bolsistas IC), totalizando 22 pessoas.
Última modificação em 31-10-2012 13:34:14