Uma vitória que pode inspirar as organizações que estão lutando por combustíveis limpos nas cidades brasileiras.
Santo André, no ABC paulista, se tornou a segunda cidade no país a estabelecer um prazo para a eliminação do diesel no transporte municipal. A primeira foi São Paulo.
Por meio de um edital lançado esta semana, a Prefeitura exigiu que de todas as empresas participantes apresentassem um plano de redução de 20% das emissões poluentes já no primeiro ano, e que ao final de 20 anos a emissão de CO2 seja zero. Neste momento, o edital contempla apenas a Vila Luzita, principal área com serviço de ônibus na cidade, e também a que apresenta maior demanda.
Histórico: como o diesel entrou na pauta.
Ao saber do sucesso da iniciativa em São Paulo, e após ter acesso a estudos sobre a emissão de poluentes nocivos à saúde, o Ministério Público barrou o edital para nova frota de ônibus em junho deste ano para que o cronograma de redução fosse incluído.
O edital, re-lançando esta semana, contempla o compromisso com combustíveis limpos. Outra oportunidade como esta só seria possível daqui 25 anos. A ideia de que as cidades precisam de “Mais ônibus, Menos Diesel” está ganhando força!
Confira mais informações sobre a iniciativa da Purpose: www.purpose.com/case_studies