Skip to main content

Divulgamos o livro “Tiempos críticos para el capitalismo global. Una perspectiva geoeconómica” (Tempos críticos para o capitalismo global. Uma perspectiva geoeconômica), escrito por Ricardo Méndez, professor honorário do Departamento de Geografia da Universidade Complutense de Madrid.

Lançado pela Editora Revives, o livro tem como tema a geoeconomia, propondo um olhar além da simples descrição de dados ou narrativas, prestando mais atenção aos processos subjacentes do capitalismo global e suas crises.

O autor afirma que estamos vivendo um período de transição, fruto das rupturas que ocorrem em um modelo de capitalismo global, neoliberal e financeirizado, que se tornou hegemônico há cerca de quatro décadas e que hoje acarreta riscos econômicos crescentes, altos custos sociais ligados ao aumento da desigualdade, juntamente com uma deterioração ambiental inaceitável. Os capítulos analisam alguns dos principais problemas subjacentes a este capitalismo global – que as crises não provocam, mas revelam – assim como o surgimento de novas geografias, terminando com algumas propostas para construir um sistema mais eficiente, justo e sustentável.

O primeiro quarto do século XXI pode ser considerado um período crítico, submetido a grandes tensões e transformações, que afetaram negativamente nossa vida pessoal e coletiva. A sucessão de crises de origens diversas evidenciou a elevada vulnerabilidade do sistema económico, mas também de amplos setores sociais e territórios, pondo à prova a eficácia de políticas públicas mais orientadas para a resolução de problemas urgentes do que para as transformações de natureza estrutural e de mais longo prazo.

O livro está disponível para download gratuito, acesse: revives.es/publicaciones/tiempos_criticos