Skip to main content

Na última quarta-feira, dia 31 de maio, o Observatório das Metrópoles Núcleo São Paulo realizou o lançamento do livro Reforma Urbana e Direito à Cidade – São Paulo, parte constituinte da coletânea de 17 volumes organizada pelo INCT Observatório das Metrópoles. O evento ocorreu no Auditório Paulo Freire do TUCA (Teatro da PUC).

Em São Paulo, a comissão organizadora do livro foi formada pelas professoras Lucia Bógus (PUC – SP), Suzana Pasternak (USP), respectivamente coordenadora e vice coordenadora do núcleo, e pelos professores Anderson Kazuo Nakano (UNIFESP), Luís Felipe Aires Magalhães (UFABC) e Ricardo Gaspar (PUC – SP). O livro conta com 10 capítulos, escritos por 35 autores.

Estes capítulos abordam temas importantes da metrópole paulistana, como transformações demográficas, desigualdades socioespaciais, precariedade habitacional, população em situação de rua, mobilidade urbana, desindustrialização, questão fiscal, patrimônio cultural, consórcios intermunicipais, privatização do sistema público de saúde, tecnologia e novas formas de representatividade política.

O lançamento foi um verdadeiro convite à leitura do livro pelo público presente, formado por pesquisadores do tema, parceiros de pesquisa e comunidade universitária em geral. A apresentação, ainda que breve, de todos os capítulos e o debate que seguiu expressam a urgência e importância de cada um dos temas abordados no livro, bem como a referência de pesquisa e atuação constituída e consolidada do Observatório das Metrópoles Núcleo São Paulo.

Acesse o livro, disponível para download: reformaurbanadireitoacidade.net/livros/regiao-metropolitana-de-sao-paulo