Divulgamos o lançamento do livro “Geografia urbana: a produção do urbano e a urgência da práxis transformadora“, organizado por Danilo Volochko e Leonardo Palhares Prizon. Publicado pela Editora Appris, o trabalho reúne análises e reflexões sobre as complexas dinâmicas da urbanização contemporânea, que decorrem das oito mesas redondas promovidas durante o XVII Simpósio Nacional de Geografia Urbana (Simpurb), realizado em 2022, na cidade de Curitiba (PR).
A publicação traz diferentes perspectivas teóricas e empíricas, abordando temas como a intensificação das desigualdades no contexto pós-pandêmico, as lutas urbanas por direitos e justiça social, e as políticas públicas necessárias para enfrentar os desafios urbanos. Segundo os organizadores, a obra se insere em um momento crucial de reflexão e ação sobre as cidades, marcado por profundas transformações socioeconômicas e ambientais. Nesse sentido, visa proporcionar ferramentas teóricas e metodológicas para a práxis transformadora, buscando alternativas ao modelo capitalista de urbanização que intensifica as desigualdades e crises urbanas.
Dentre as colaborações, destacamos a participação de integrantes do INCT Observatório das Metrópoles em diversos capítulos, conforme a seguir:
A pesquisadora Olga Lúcia Castreghini de Freitas (Núcleo Curitiba) aborda as disputas políticas e as experiências urbanas na capital paranaense no capítulo “A QUEM PERTENCE A CIDADE E QUEM PERTENCE À CIDADE: OBSERVAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO E EXPERIÊNCIAS URBANAS EM CURITIBA”.
Regina Tunes, pesquisadora do Núcleo Rio de Janeiro, participa com o capítulo “A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO: UM DEBATE SOBRE COMO SE (RE)CONFIGURAM A TERRA, O TRABALHO E O CAPITAL NO URBANO HOJE”, explorando as interseções entre capitalismo e urbanização.
Já Rosa Moura, pesquisadora do Núcleo Curitiba, contribui com “FRONTEIRAS E ESCALAS DO URBANO: CONTRIBUIÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS”, onde discute a importância das políticas públicas na gestão das dinâmicas urbanas.
Do Núcleo São Paulo, a pesquisadora Sandra Lencioni analisa a relação entre cidade e campo no capítulo “CONDIÇÕES GERAIS: UMA CHAVE PARA SE COMPREENDER A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO”.
Por fim, o coordenador do Núcleo Belo Horizonte, Thiago Canettieri, apresenta “HÁ TRÊS QUE DÃO TESTEMUNHO: SOBRE CAPITAL, TERRA E TRABALHO NA DINÂMICA DA CRISE DO VALOR”, oferecendo uma visão crítica sobre as dinâmicas econômicas urbanas contemporâneas.
O livro está disponível para download gratuito, CLIQUE AQUI.