O PROURB/UFRJ promove o lançamento da plataforma virtual do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) com o objetivo de divulgar as soluções de pesquisa e design para a área do transporte ativo, incluindo infraestruturas cicloviárias e de pedestres. O Núcleo Rio de Janeiro da Rede INCT Observatório das Metrópoles é parceiro do LABMOB, sendo que uma das pesquisas desenvolvidas em conjunto foi o Perfil do Ciclista Brasileiro, lançado em 2015 em parceria com organizações brasileiras que atuam pela promoção da bicicleta como transporte urbano no país.
O LABMOB – Laboratório de Mobilidade Sustentável – faz parte do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo professor Victor Andrade.
Especialista em transporte ativo, mobilidade sustentável e projeto urbano e arquitetura paisagística, Victor Andrade desenvolveu projetos e pesquisas no Brasil e no exterior – trabalhando para universidades, escritórios de arquitetura, consultorias e agências governamentais – tais como no maior projeto de pesquisa em Transporte Ativo na Escandinávia, chamado Bikeability. Essa experiência ele trouxe para o Brasil e para o PROURB/UFRJ. “Quando cheguei aqui vi que havia uma demanda dos alunos de arquitetura e urbanismo para estudar o tema da mobilidade urbana e sustentável. Depois a coordenação do PROURB incentivou a criação do LABMOB”, explica Victor.
O laboratório contou na sua criação com recursos do Instituto Clima Sociedade (ICS) — produção do site e bolsas de pesquisa, mais aporte do CNPq, Capes e FAPERJ. Victor Andrade conta que um dos objetivos principais do LABMOB é incentivar pesquisadores e grupos de pós-graduação a produzirem pesquisa nesta área no país. “Queremos atuar com um catalizador para a pesquisa sobre transporte ativo no Brasil, estimulando a troca de informações e o networking — fundamentais para o desenvolvimento de conhecimento da área”.
O Núcleo Rio de Janeiro da Rede INCT Observatório das Metrópoles é parceiro do LABMOB, sendo representando pelo pesquisador Juciano Martins Rodrigues. O primeiro produto da parceria foi o Perfil do Ciclista Brasileira, produzido conjuntamente pela ONG Transporte Ativo e outras nove organizações que atuam pela promoção da bicicleta.
“Acho que o LABMOB é uma iniciativa que deve ser valorizada porque ela reúne pesquisadores e estudantes interessados pela tema da mobilidade. Além disso, constitui um dos primeiros laboratórios em universidades brasileiras dedicado exclusivamente à mobilidade ativa — que engloba não só a mobilidade por bicicleta mas também a mobilidade a pé. E em tempos de crise de mobilidade, discutir o futuro das nossas cidades a partir dessa perspectiva é fundamental”, aponta Juciano Rodrigues.
PESQUISAS
Há uma revolução acontecendo nas cidades brasileiras tendo como protagonista os ciclistas urbanos. É o nascimento de uma cultura de mobilidade urbana emergente – focada nos pedestres e ciclistas – em resposta aos desafios sociais, econômicos e ambientais enfrentados pela sociedade brasileira. Diante desse contexto, a Transporte Ativo em parceria com outras nove organizações que atuam na promoção da bicicleta, mais Observatório das Metrópoles e PROURB/UFRJ, lançaram, em novembro de 2015, o estudo “Perfil do Ciclista Brasileiro” – estudo inédito que tem como objetivo oferecer informações sobre os usuários e o uso da bicicleta como transporte urbano no Brasil.
Segundo Victor Andrade, no ano de 2016 o LABMOB, Observatório das Metrópoles e Transporte Ativo irão publicar um livro analítico sobre os dados do “Perfil do Ciclista Brasileiro” — um desdobramento dos dados iniciais agora com análises de pesquisadores, vinculados ao meio acadêmico, de todo o Brasil. “A ideia é fazer um link entre universidades e organizações envolvidas com transporte ativo. Esse livro apresentará artigos de pesquisadores de áreas como urbanismo, engenharia, geografia e outros. E também a contribuição das organizações de cicloativismo”.
O coordenador do LABMOB conta ainda que no ano de 2017 será elaborado outro levantamento do “Perfil do Ciclista Brasileiro” — ampliando o número de cidades (previsão de 25) e incorporando novas questões.
O LABMOB participará da curadoria e organização do VeloCity 2018 na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.
OBJETIVOS
Os principais objetivos do Laboratório de Mobilidade Sustentável são:
— desenvolver pesquisa de ponta focando no transporte ativo;
— produzir soluções inovadoras de design para infraestruturas cicloviárias e de pedestres;
— estruturar e fomentar uma rede nacional de pesquisadores sobre transporte ativo;
— preparar pesquisadores, urbanistas, planejadores e gestores urbanos;
— colaborar com a academia, setor privado e sociedade civil.
Com base na colaboração e inovação, tendo uma equipe qualificada, o Laboratório de Mobilidade Sustentável é uma plataforma para o desenvolvimento de soluções de pesquisa e design.
LABMOB propicia a colaboração inspiradora e frutífera entre academia, setor privado e sociedade civil.
http://www.labmob.prourb.fau.ufrj.br/
Publicado em Notícias | Última modificação em 30-06-2016 18:36:54