As organizações da sociedade civil (OSCs) já são mais de 820 mil no Brasil, estão principalmente localizadas na região Sudeste e atuam, principalmente, na causa de defesa de interesses. Os dados inéditos são apenas alguns que retratam o universo das OSC no país e fazem parte do novo estudo a ser lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no dia 19 de abril.
A publicação “Perfil das Organizações da Sociedade Civil do Brasil” é resultado do trabalho conjunto entre a equipe responsável pela iniciativa do Mapa das OSCs e um grupo de discussão de pesquisadores e especialistas no tema de universidades públicas, institutos de pesquisa e OSCs articuladoras, que auxiliaram na formatação e no desenvolvimento da pesquisa pelo IPEA.
O estudo reúne informações de diversas ordens (econômicas, sociais, geográficas, organizacionais e outras) que podem servir para que o setor público e privado identifique padrões observados entre as OSCs, as principais finalidades de atuação, a lógica da destinação de recursos públicos federais e outras características que ajudam a qualificar decisões.
“Sabemos que as OSCs têm atuação decisiva nas discussões da esfera pública e na execução de ações de interesse público, mas não temos ainda dados sistemáticos que possibilitem compreender melhor o setor, em diferentes aspectos. Com informações detalhadas sobre as OSCs, os gestores públicos, por exemplo, terão mais facilidade para definir políticas em parceria com as organizações. É extremamente relevante para a gestão municipal, por exemplo, saber a disponibilidade de organizações, por finalidades, no território”, ressalta Félix Garcia Lopez, coordenador do Mapa das OSCs e técnico de planejamento e pesquisa do IPEA.
Evento de lançamento
O lançamento da publicação “Perfil das Organizações da Sociedade Civil do Brasil” será realizado no dia 19 de abril, no IPEA, no Rio de Janeiro, em um evento gratuito aberto ao público.
Haverá um debate com a participação de Félix Garcia Lopez, coordenador do Mapa das OSCs e técnico de planejamento e pesquisa do IPEA; Lais Lopes, doutoranda em Direito Público na Universidade de Coimbra e pesquisadora no projeto Mapa das OSCs; e Silvio Rocha Sant’Ana, presidente da Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB). A mediação ficará a cargo de Flávia de Holanda Schmidt Squeff, diretora-adjunta da Diretoria de Estudos e Políticas sobre Estado, Instituições e Democracia (DIEST).
Os interessados podem comparecer no Auditório Michal Gartenkraut no 16º andar (Av. Pres. Antônio Carlos, 51 – Rio de Janeiro). O evento será das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas pelo email: eventosrj@ipea.gov.br.
***Com informações do site da GIFE.