Entre os dias 16 e 18 de março de 2011, no Rio de Janeiro, foi realizado seminário que reuniu mais de 40 pesquisadores dos 15 núcleos do Observatório das Metrópoles. Na oportunidade, foram apresentados resultados das atividades dos 20 projetos em andamento e as diretrizes traçadas para o planejamento 2011-2012, período final da primeira fase do programa INCT/CNPQ/FAPERJ.
Os três dias do encontro foram pautados por duas linhas principais: (i) sistematização da produção de conhecimento do Observatório, quais os avanços e inovações, quais os problemas a serem enfrentados para que em 2011 os núcleos atinjam melhor os objetivos das pesquisas e (ii) busca de conexão entre as linhas de pesquisa e entre os núcleos regionais para avançar nas pesquisas e seguir produzindo conhecimento com qualidade.
A reunião foi organizada em três momentos. No primeiro deles, os pesquisadores dos 15 núcleos do Observatório fizeram um balanço das parcerias, produções, desafios, avanços e proposições para o ano de 2011. No segundo momento os coordenadores dos TRs apresentaram um panorama geral das pesquisas, visando uma avaliação mais efetiva e consistente para o desenvolvimento dos próximos anos. No terceiro momento ocorreu a reunião do comitê gestor, que discutiu questões orçamentárias e os preparativos para o seminário nacional de encerramento da primeira fase INCT.
Apesar da boa avaliação por parte do CNPQ em 2010, devido tanto a sua expressiva produção nos dois primeiros anos de projeto (2009 e 2010), quanto por estar mais próximo dos objetivos do programa INCT, o Coordenador do Observatório, Luiz Cesar Ribeiro, reforçou os desafios a ser enfrentados pela rede, destacando a importância deste encontro, pois é nesse momento que há a troca de ideais buscando as linhas de conexão entre os projetos que dá unidade ao projeto, que é nacional.
Coordenadores dos Núcleos presentes ao seminário: Luciano Fedozzi (Porto Alegre), Maria Ângela Souza (Recife), Maria do Livramento Clementino (Natal), Marinez (Santos), Luciana Lago (Rio de janeiro), Suzana Pasternak (São Paulo), Maria Clélia (Fortaleza), Inaiá de Carvalho (Salvador), Olga Firkowiski (Curitiba), Luciana Andrade (Belo Horizonte), Aristides Moysés (Goiânia), Rômulo Ribeiro e Frederico Hollanda (Brasilia), Simaia do Socorro das Mercês (Belém) Caroline Jabour (Vitória).
Confira algumas fotos do evento:
Veja abaixo a relação dos projetos apresentados:
Transformações recentes na organização do espaço urbano-metropolitano – Coord: Olga Firkowiski (UFPR)
Estudo sobre as formas de provisão da moradia e seus impactos na re-configuração espacial das metrópoles – Coord: Luciana Lago (UFRJ) e Adauto Cardoso (UFRJ)
Dispersão urbana e acessibilidade na Metrópole – Coord: Rômulo Ribeiro (UNB), Frederico Hollanda (UNB), Fernando Cotelo (UFRJ) e Juciano Rorigues (UFRJ)
Transformações Socioespaciais e Dinâmica Demográfica nas Áreas: Mercado de Trabalho, Moradia e Família – Coord: Érica Tavares (UFRJ)
Organização social do território metropolitano: Padrões e evolução: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Natal, Belém, Maringá – Coord.: Rosetta Mammarella (FEE-RS), Lygia Costa (UFRJ), /Marcelo Ribeiro (UFRJ), André Salata (UFRJ)
Metropolização Turística: dinâmica e reestruturação dos territórios em Salvador, Recife, Fortaleza e Natal – estudos comparativos para o Nordeste – Coord.: Eustógio Dantas (UFC) e Maria do Livramento M. Clementino (UFRN)
Organização Social Território e Criminalidade Violenta – Coord.: Luciana Teixeira de Andrade (PUC-Minas) e Flávio Henrique M. de A. Freire (UFRN)
Organização Social Território e Desigualdades de Oportunidades Educativas – Coord.: Luiz Cesar Ribeiro (UFRJ), Mariane Campelo Koslinski (UFRJ), Marcio Costa (UFRJ), Fátima Alves (PUC-Rio)
Localismos, Geografia Social dos Votos e Governança Metropolitana – Coord.: Sergio de Azevedo (UENF) e Nelson Rojas (UFRRJ)
Arranjos Institucionais, Saneamento Ambiental e Gestão Metropolitana – Ana Lúcia Britto (UFRJ)
A Política Nacional de Saneamento Básico: Observatório das Metrópoles no PLANSAB – Coord.: Ana Lúcia Britto (UFRJ)
A Construção de projetos metropolitanos. Experiências internacionais de sistemas de governança metropolitana – Coord.: Sol Garson
Pactos Socioterritoriais, financiamento e gestão metropolitana – Coord.: Raquel Rolnik (USP) e Orlando Júnior (UFRJ)
Monitoramento da Política de Desenvolvimento Urbano e Monitoramento do Programa de Aceleração do Crescimento e Análise do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e desempenho institucional dos municípios metropolitanos
Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis – Coord.: Luiz Cesar Ribeiro (UFRJ), Carolina Zucarelli (UFRJ) e Juciano Rodrigues (UFRJ)
Formação – sociedade civil e agentes governamentais – Coord.: Orlando Júnior (UFRJ) e Regina Ferreira (UFRJ)
GEO-Metrópoles – Coord.: Juciano Rodrigues (UFRJ) e Arthur Molina (UFRJ)