Nos dias 09 e 10 de maio de 2024, ocorrerá o II Workshop Maritimidade no Sul Global, na Universidade Federal de Sergipe (Campus São Cristovão). Com o tema “Maritimidade e suas Múltiplas Manifestações Territoriais no Nordeste do Brasil“, o evento tem por objetivo discutir questões inerentes à maritimidade no Nordeste brasileiro e em especial, Sergipe, na perspectiva de dialogar com as formas contemporâneas de uso e ocupação acelerada do litoral, seus desdobramentos socioambientais, problemas territoriais e conflitos, com ênfase nas especificidades que caracteriza a maritimidade, através de intercâmbios entre centros de pós-graduação em geografia do Nordeste Brasileiro.
Além de mesas redondas, a programação contará com Espaços de Diálogos para a apresentações de pesquisas científicas realizadas, divididos em dois eixos: 1. Maritimidade nos Trópicos: significados, espacialidades e conflitos; 2. Maritimidade no Nordeste do Brasil: Imobiliário Turístico e vulnerabilidade socioambiental.
O professor Eustógio Wanderley Correia Dantas (UFC), pesquisador do Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles, é o conferencista convidado da Conferência de Abertura – Maritimidade no Brasil: Espacialidades, Turismo e Dinâmicas Imobiliárias, no dia 09 de maio (quinta-feira), às 9:30, em formato remoto.
Já o professor Alexandre Queiroz Pereira (UFC), também pesquisador do Núcleo Fortaleza, é um dos palestrantes convidados para a Mesa Redonda – Maritimidade no Nordeste do Brasil: Espacialidades, Turismo e Dinâmicas Imobiliárias, no dia 10 de maio (sexta-feira), às 9:00, em formato remoto.
Também no dia 10 de maio, às 14:00, na Mesa Redonda – Maritimidade em Sergipe: usos e abusos do espaço litorâneo, a professora Sarah Lúcia Alves França (UFS), coordenadora do Núcleo Aracaju do INCT Observatório das Metrópoles, será a mediadora do debate, que ocorrerá presencialmente.
Inscrições abertas! Acesse: www.sigaa.ufs.br