O II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos está com as inscrições abertas para envio de resumos até o dia 20 de julho de 2017. O evento, que acontece em Belém do Pará, no período de 27 a 29 de novembro, tem como propósito contribuir para a construção do campo das ciências sociais e da sociologia sobre a América Latina.
O SIALAT é um evento que pretende despertar para lacunas em estudos no campo das ciências sociais. Trata-se de temas relacionados ao desenvolvimento e a colonialidade, considerando abordagens críticas e comparativas. Haja vista os objetivos propostos e toda a organização que está sendo levada a termo, o SIALAT traz uma contribuição enorme a construção do campo das ciências sociais e da sociologia em particular, sobre a América Latina. Assim, pretende debater situações comuns que atravessam hoje os países da América Latina com base em resultados de pesquisas produzidas em universidades, em institutos de pesquisa, em programas de pós-graduação e outras instituições reconhecidas pela sua excelência.
Aprofundando o debate crítico sobre as políticas, os conflitos sociais, o processo histórico de transformação considerando as práxis sociais, as lutas sociais e os movimentos sociais, inclusive das conjunturas de crise econômica e política. Desta forma, propiciar o intercâmbio de ideias, estudos, pesquisas e debates na análise de experiências de governos e de organizações da sociedade civil em relação às políticas públicas, e incrementar o intercâmbio acadêmico-científico tomando como referência os próprios Programas de Pós-Graduação no campo do desenvolvimento e de temas a ele correlatos.
O evento busca ser inovador ao fomentar uma revisão de saberes cristalizados, estimular a busca de esquemas interpretativos novos, a revisão de conceitos e a produção de leituras críticas através de estudos comparativos e do que ensinam os processos insurrecionais que atravessam toda a América Latina.
E por isso, o entendimento do Brasil para além dele mesmo, no sentido de fomentar olhares críticos sobre as narrativas ocidentais que tem predominado na interpretação da sociedade brasileira. Cabe ainda ressaltar a contribuição do evento para ampliar os interesses de pesquisadores e aumentar a inserção dos programas de pós-graduação nos estudos internacionais, com intercâmbios direcionados à América Latina.
A programação do II SIALAT/2017 envolverá várias atividades de caráter científico, tecnológico e cultural. Conta-se com as seguintes sessões: Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, apresentação de Trabalhos completos, Apresentação de Pôsteres, Minicursos, Mostra de Filmes sociológicos e etnográficos e Programação Cultural. Essas atividades estão estruturadas por Eixo Temático que dá unidade ao evento, apesar de sua amplitude. Os eixos temáticos mostram a coerência da programação pelos temas das Conferências, das Mesas Redondas e dos Grupos de Trabalho.
A relevância do evento também pode ser vista pelo alcance de público. O SIALAT 2015 contou com poucos recursos, entretanto foi registrado aproximadamente 500 participantes. Espera-se no SIALAT 2017 cerca de 750 participantes. O publico alvo é formado por Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, gestores púbicos, movimentos sociais, profissionais e interessados em geral em estudos latino-americanos e nas temáticas abordadas.
Para mais detalhes acesse o link para “Submissão de trabalhos do SIALAT 2017”