O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) divulga o Seminário “Instrumentos de Financiamento da Cidade”, que acontece no dia 28 de maio, às 14h, na sala Alfredo Bosi do IEA. As exposições serão feitas por quatro professores que se dedicam a questões relacionadas com os sistemas urbanos.
O evento é uma iniciativa do Programa USP Cidades Globais. Para participar presencialmente é preciso efetuar inscrição via formulário online. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a transmissão ao vivo do evento pela internet, sem necessidade de inscrição.
Os principais termos a serem discutidos são:
— o urbanismo gerando valor e as formas de mobilização e captura da valorização do solo, as contribuições por melhoria e os instrumentos não tributários de financiamento de projetos urbanos e de promoção do urbanismo social;
— as políticas públicas urbanas de promoção e viabilização da qualificação da cidade em suas dimensões social, urbana, econômica e ambiental, compreendidas de forma sistêmica.
— os instrumentos de financiamento da cidade abordados na rede de pontos que devem ser conectados para viabilizar as cidades globais brasileiras com um desenvolvimento socioterritorial mais equilibrado.
Os expositores serão: o economista Paulo Sandroni, do Lincoln Institute of Land Police, EUA, e da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; o engenheiro Miguel Bucalem, da Escola Politécnica da USP e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo; o urbanista Nabil Bonduki, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, ex-vereador e relator do Plano Diretor de São Paulo; e o urbanista Carlos Leite, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado do Programa USP Cidades Globais do IEA.
Para mais informações, acesse o site do IEA/USP.