Neste artigo Paula Santoro (FAU/USP) aponta os avanços e desafios para implementação de habitação de interesse social em São Paulo a partir da análise do Plano Diretor Estratégico (PDE) – aprovado em 2014 (Lei n. 16050/14). Segundo a professora, ao revistar o seu Plano Diretor, a cidade de São Paulo tentou considerar o território como parte importante de uma política de habitação de interesse social, reservando terras e recursos para este tipo de habitação.
O artigo “Regulação para viabilizar HIS: o caso de São Paulo”, da Profª Paula Freire Santoro, faz parte do projeto de pesquisa “Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados à implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil”, com financiamento da Fundação Ford. O INCT Observatório das Metrópoles participa do projeto com estudos de caso no Rio de Janeiro, coordenado pelo professor Orlando Alves dos Santos Jr., e em Fortaleza, coordenado pelo professor Renato Pequeno.
Em São Paulo, Paula Santoro coordena o projeto juntamente com a professora Raquel Rolnik através das iniciativas do LabCidade (FAU/USP). Uma das ações do LabCidade foi o lançamento do blog observaSP com o objetivo de monitorar e influenciar políticas urbanas municipais, com foco na função social da propriedade, inclusão socioterritorial da população de baixa renda e ampliação do acesso aos serviços urbanos. O principal objetivo do observaSP é monitorar os desdobramentos do novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo e a implementação da Operação Urbana Consorciada Água Branca.