Por meio do Promob-e (GIZ) e com coordenação executiva da Aliança Bike e do LABMOB (UFRJ), foi lançado o Guia para implantação e aperfeiçoamento de sistemas de compartilhamento público de micromobilidade no Brasil. O guia apresenta o panorama da micromobilidade compartilhada no Brasil e no exterior.
Trata-se de um trabalho de suma importância para gestores públicos e privados e outras pessoas interessadas em promover soluções de compartilhamento, especialmente bicicletas, nas cidades brasileiras. Por se tratar de um trabalho sem paralelos no país, o guia objetivou se tornar uma referência nacional na conceituação, no levantamento de exemplos e referências e nas formas de operação e proposição de indicadores e métricas de melhores práticas.
Além disso, o guia aprofundou a conceituação de micromobilidade, de sistemas compartilhados e dos tipos de operação desses sistemas. Foi buscada a “tropicalização” da discussão para tratar com maior propriedade das particularidades e da realidade brasileira. Dessa forma, os micromodais foram investigados a partir de oito dimensões analíticas:
- Regulação;
- Organização, financiamento e receita;
- Desenho do sistema;
- Intermodalidade;
- Infraestrutura Urbana;
- Promoção do uso;
- Equidade e Diversidade;
- Dados e Monitoramento.
O projeto contempla um site com um resumo das principais abordagens destes sistemas e também um relatório completo para download, acesse: guia.micromobilidadebrasil.org