isbn | 9786072805361
Grandes Metrópoles da América Latina: Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo e Valle do México
A Rede INCT Observatório das Metrópoles e a Universidade Autônoma Metropolitana Xochimilco (México) lançaram o livro “Grandes Metrópoles da América Latina: Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo e Valle do México”, resultado de uma ação de uma cooperação internacional.
A publicação apresenta um conjunto de estudos relativo a quatro metrópoles latino-americanas que, em termos de população e centros produtivos, são as mais importantes da região.
Os trabalhos trazem como recorte central de análise a evolução da estrutura econômica das quatro grandes metrópoles, determinada pelo esgotamento do modelo de desenvolvimento por substituição de importação, perpassada por reformas estruturais introduzidas pelo padrão neoliberal de acumulação de capital e os processos de mundialização (globalização) dele decorrentes.
O livro “Grandes Metrópoles da América Latina” conta com patrocínio do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, e está sendo publicado pela editora Casa de Libros Abiertos, vinculada à Universidade Autônoma Metropolitana. A coordenação é de responsabilidade do professor Emilio Pradilla Cobos.
A publicação é resultado do projeto de pesquisa comparada “As grandes metrópoles da América Latina: Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Valle do México”, que tem sido desenvolvido desde 2010 pela Rede INCT Observatório das Metrópoles em parceria com a Universidade Autônoma Metropolitana Unidade Xochimilco (UAM-X), Departamento de Teoria e Análises, representado pelo professor Emílio Pradilla Cobos; pela Universidade de Buenos Aires (UBA), representada pelos professores Pedro Pires e Pablo Cicolella; Núcleo Regional São Paulo do Observatório das Metrópoles, representado pelas professoras Lúcia Bógus (PUC-SP) e Suzana Pasternak (USP); e Núcleo Regional Rio de Janeiro, representado pelo professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.
Link para o livro