Acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de maio, em São Paulo, o Fórum de Assistência Técnica e Extensão Universitária em Habitação de Interesse Social: Atuação Integrada no Espaço Urbano. Organizado pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (CGGDH) em parceria com o FAUs (coletivo de estudantes das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Região Metropolitana de São Paulo), Instituto dos Arquitetos do Brasil/São Paulo e FAU Mackenzie, o objetivo do evento é destacar o papel das Escolas de Arquitetura e Urbanismo na produção do conhecimento teórico e na capacitação técnica dos estudantes, para garantir a atuação profissional no exercício da Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).
CLIQUE AQUI para se inscrever.
A atuação dos Arquitetos e Urbanistas organizados em ATHIS, busca consolidar a função social deste profissional e seu papel como agente transformador frente ao ambiente a ser construído ou na melhoria do ambiente consolidado das cidades. Por outro lado, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo nas diferentes instituições de ensino superior, a partir do conhecimento e da vivência acadêmica e social, estão organizados em coletivos de Extensão Universitária que abordam e incluem em suas atividades processos participativos – trabalham junto a comunidades carentes. Percebe-se, portanto, que existe uma grande oportunidade de diálogo entre as entidades de ATHIS e Grupos de Extensão Universitária, uma vez que atuam de formas similares propiciando estabelecer relações de troca entre alunos, professores, profissionais e a comunidade.
A multiplicidade de aspectos inseridos nestas práticas dialoga diretamente com o cerne da atuação do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (CGGDH), pois é uma organização ecumênica, não governamental (ONG), sem fins lucrativos ou econômicos, que desde 1988 atua junto às comunidades de baixa renda que tenham seus direitos violados, conferindo a esta população o papel de protagonista social.