Skip to main content

Formada pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a Região Metropolitana de Aracaju (RMA) tem uma população de aproximadamente 950 mil habitantes. É notório que um complexo urbano deste porte venha a ter uma série de problemas que merecem ser resolvidos. Com a finalidade de promover debates sobre estruturação urbana, governança, política urbana e habitacional, mobilidade urbana, saneamento ambiental e mudanças climáticas, o Núcleo Aracaju do INCT Observatório das Metrópoles, promove o Fórum “Observatório das Metrópoles: um outro futuro é possível para a Região Metropolitana de Aracaju”, dia 20 de setembro, das 8h às 19h, no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento deve reunir pesquisadores e convidados para refletirem sobre o cenário atual e discutirem proposições para uma nova agenda urbana nos municípios da RMA.

Na ocasião, será lançado o “Caderno de Propostas” de Aracaju, composto por artigos de pesquisadores sobre diversas temáticas urbanas e metropolitanas. Trata-se de uma publicação que faz parte de uma coletânea com 18 cadernos, produzidos por cada Núcleo Regional da rede, reunindo mais de 300 artigos de opinião elaborados no contexto do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”. Os temas analisados pela rede de pesquisa, com foco no cenário social, urbanístico e ambiental, bem como na apresentação de diretrizes e propostas para um outro futuro possível na RMA serão abordados no fórum.

O evento é aberto a pesquisadores, gestores públicos, movimentos populares, sociedade civil organizada, candidatos às eleições municipais e demais interessados. As inscrições são gratuitas, com emissão de certificado de participação, CLIQUE AQUI.

A realização do evento é do Núcleo Aracaju do INCT Observatório das Metrópoles, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com apoio da CADGraffic’s.

Governança, habitação, mobilidade e mudanças climáticas serão temas das mesas de debates

O Fórum “Observatório das Metrópoles: um outro futuro é possível para a Região Metropolitana de Aracaju” ocorrerá no auditório da Didática 7 do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na sexta-feira, dia 20, a partir das 8 horas, com o credenciamento dos participantes.

Em seguida, haverá a mesa de abertura, seguida pela conferência de abertura, que será ministrada pelo coordenador nacional do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. Na sequência, às 10h15, será realizada a mesa de debate intitulada “Estruturação da Metrópole e Governança”, com a participação da pesquisadora do Núcleo Aracaju, Vera Lúcia Alves França; professor da UFS, Kleber de Oliveira e do secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (Seplan), Julio Cesar Filgueira. A mediação ficará por conta da professora da UFS, Fernanda Esperidião.

Na parte da tarde, às 14 horas, inicia o debate sobre “Habitação e Produção da Cidade”. Com mediação da professora da UFS, Carla da Silva Nunes, participam da mesa a coordenadora do Núcleo Aracaju, Sarah Lúcia Alves França e José Dias Firmo dos Santos, do Fórum em Defesa da Grande Aracaju. Em seguida, a partir das 15h15, o tema será “Mobilidade e Mudanças Climáticas”. A mesa contará com a presença dos(as) professores(as) da UFS, César Matos e Silva e Josefa Siqueira Pinto. A mediação do debate ficará a cargo do professor da UFS, José Wellington Villar. A conferência de encerramento terá início às 16h30 e será apresentada pelo coordenador do Núcleo Belém, Juliano Ximenes. A partir das 17h30, ocorrerá o lançamento do “Caderno de Propostas” de Aracaju e o encerramento do fórum.

Núcleo Aracaju apresenta novidade nas redes sociais

Uma série de vídeos sobre temas importantes para a Região Metropolitana de Aracaju (RMA) estreou no final de agosto, no Instagram do Núcleo Aracaju (@observaracaju). Em cada episódio, a série “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível” traz conteúdos propositivos sobre estrutura metropolitana, habitação, mobilidade, mudanças climáticas, dentre outros, visando subsidiar a construção de uma nova agenda urbana para efetivação do direito à cidade. Os episódios são veiculados semanalmente, aos sábados, com apresentação da arquiteta e urbanista, pesquisadora do Núcleo Aracaju, Viviane Almeida.

O primeiro episódio da série contou com a participação da professora Vera França, geógrafa e pesquisadora do Núcleo Aracaju. Ela falou sobre o cenário da RMA e os problemas urbanos que se intensificaram desde sua formação, bem como alertou acerca da importância da gestão democráticas para enfrentamento desses problemas. “O Observatório das Metrópoles, nesse ano de eleições, se propõe a apresentar aos novos gestores propostas para solucionar problemas que são comuns aos municípios das regiões metropolitanas, como mobilidade urbana, infraestrutura, saneamento básico, saúde e educação. Portanto, é importante que esses municípios busquem estratégias de gestão para solucionar esses problemas que são comuns. Como, por exemplo, através de parcerias, de convênios, de consórcios, para que os problemas sejam resolvidos de forma mais fácil e mais barata. Promovendo, assim, uma gestão mais democrática”, salientou França.

O segundo episódio da série abordou a precariedade da moradia. Somente na RMA, o IBGE contabilizou 161 favelas e comunidades urbanas, localizadas nos extremos periféricos das cidades. A partir dessas informações, as professoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sarah França e Carla Nunes, trataram de propostas fundamentais para o enfrentamento do problema da moradia na RMA. Já o terceiro episódio apresentou propostas para mobilidade urbana, em especial para o caminhar a pé, sistema cicloviário e transporte público, apresentadas pelo professor do departamento de arquitetura e urbanismo da UFS, César Matos.

Serviço

  • O quê: Fórum “Observatório das Metrópoles: um outro futuro é possível para a Região Metropolitana de Aracaju” e Lançamento do “Caderno de Propostas” Aracaju
  • Onde: Auditório da Didática 7 do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Rosa Elze, Aracaju (SE)
  • Quando: 20 de setembro (sexta-feira), das 8h às 19h
  • Realização: Núcleo Aracaju do INCT Observatório das Metrópoles; UFS; Faperj; CNPq; INCT e Capes
  • Apoio: CADGraffic’s
  • Inscrições: Sympla
  • Mais informações: @observaracaju