A menos de 75 dias para a Copa das Confederações, chama a atenção a falta de informação sobre vários procedimentos que serão estabelecidos pela Fifa durante os eventos esportivos no Brasil. Um exemplo é a polêmica restrição da venda do acarajé (patrimônio imaterial da Bahia) nas imediações da Arena Fonte Nova de modo a não oferecer concorrência à rede de fastfood americana Mc Donald’s, patrocinadora oficial da Fifa. O debate sobre a chamada “zona de exclusão” é um dos destaques do Boletim Copa em Discu$$ão nº 18.
Boletim Copa em Discussão nº 18
Por Olga Firkowski
Nesta edição de número 18 do Boletim Copa em Discu$$ão, periódico eletrônico editado pelo Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, Projeto Cidade em Debate e LaDiMe, apresentamos algumas novidades, um novo layout do boletim e a inauguração da página na internet no endereço www.copaemdiscussao.com.br. Na página, é possível tanto o acesso ao número completo em pdf quanto por seções e podem ser baixados todos os números anteriores.
Também foram feitas algumas mudanças no layout do boletim, alterando elementos visuais, como a logo e as cores. Com essas novidades, esperamos ter um veículo mais ágil e que possa contribuir de modo mais efetivo para a divulgação de informações e a interação com o leitor, nessa reta final de preparativos e realização da Copa de 2014 no Brasil.
Estamos a menos de 75 dias para a prévia do mundial, com a Copa das Confederações, que se realizará em 6 cidades-sedes: Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. Convém atenção aos desdobramentos que ocorrerão nas respectivas cidades-sedes e nas dinâmicas que serão estabelecidas pela FIFA para o desenrolar dos jogos.
Dentre tais dinâmicas, chama a atenção, ainda pela completa falta de informação, qual será, de fato, o perímetro da chamada “zona de exclusão”, ou seja, a área demarcada pela FIFA no entorno dos estádios, onde haverá controle do acesso das pessoas e do tipo de comércio permitido, de modo a que não haja conflito de interesse entre atividades locais e aquelas relacionadas aos patrocinadores da FIFA.
Como em outras situações referentes a Copa, nessa também prevalece o silêncio e a falta de definição clara das regras, bem como do que será ou não permitido. Por mais absurdo que possa parecer tal desinformação se verifica em todas as cidades-sedes e talvez a Copa das Confederações nos permita esboçar uma prévia do que nos espera em 2014. Cabe lembrar o fato inusitado ocorrido em Salvador e ainda sem solução: um suposto conflito de interesse entre as baianas vendedoras de acarajé e a rede de fastfood americana Mc Donald’s, patrocinadora oficial da FIFA. Tal conflito resultaria, em princípio, na restrição da venda do acarajé (patrimônio imaterial da Bahia) nas imediações da Arena Fonte Nova de modo a não oferecer concorrência ao famoso sanduíche da rede supracitada.
Que venha a Copa das Confederações e, com ela, as lições sobre concessões, soberania e direitos!
Para leitura do Boletim Copa em Discussão nº 18, acesse aqui.
Última modificação em 17-04-2013