Ex-coordenador do INCT Observatório das Metrópoles (2017-2021) e professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Sérgio de Azevedo foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) com uma bionota, iniciativa que celebra a memória e a trajetória de profissionais que se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização.
O texto foi escrito por Joseane de Souza (UENF) e contém informações sobre a trajetória acadêmica e profissional de Sérgio de Azevedo, incluindo as suas duas fases na docência: a primeira voltada, principalmente, aos conteúdos relacionados à Administração Pública; e a segunda, a partir de 1979, mais voltada para a área de Sociologia e Ciência Política.
Em sua atuação na UENF, ocupou o cargo de Vice-Reitor (2003-2007); participou do processo de implementação do curso de Ciências Sociais (1995) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (2007), o qual coordenou no período 2011-2015; fundou o Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP) e implementou o curso de Graduação em Administração Pública (2012).
Sérgio de Azevedo é um dos membros-fundadores do Observatório das Metrópoles, tendo coordenado o projeto nacional da rede no período entre 2017 e 2021. Com extensa produção, suas pesquisas concentram-se na área de políticas públicas, com destaque para as seguintes temáticas: déficit habitacional, gestão metropolitana e instituições participativas. Dentre suas contribuições, destaca-se o livro Habitação e Poder, publicado em 1982, em parceria com Luís Aureliano Gama de Andrade, por ter sido sua primeira publicação de grande reconhecimento na área de sociologia e ciência política tornando-o referência nesta temática.
Confira a bionota completa, CLIQUE AQUI.
As bionotas são disponibilizadas no site da SBS na aba “SBS Memória” e posteriormente são reunidas na coletânea de e-books “Retratos: sociólogas e sociólogos brasileiros“, atualmente em seu Volume I.