Segregação urbana e desigualdades, governança metropolitana e o Estatuto da Metrópole. Esses são os temas das primeiras entrevistas produzidas no âmbito do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”, que visa incidir na agenda pública no momento eleitoral de 2024. Publicados em nosso canal no Youtube, os vídeos apresentam entrevistas conduzidas pelo cientista político Robson Carvalho com pesquisadores do INCT Observatório das Metrópoles.
Os vídeos abordaram as primeiras duas temáticas trabalhadas pela nossa rede de pesquisa no âmbito do projeto, que tem resultado na publicação de diversos artigos de opinião publicados em veículos de mídia local.
1) Segregação urbana e desigualdades.
Com os professores convidados Dr. Marcelo Ribeiro (UFRJ), Dr. José Júlio Lima (UFPA) e a professora Drª Vera França (UFS).
Na ocasião, os pesquisadores comentaram sobre:
- Os padrões de segregação urbana e sua relação com as desigualdades dos recursos urbanos, as desigualdades sociais e as desigualdades de oportunidades (educacionais e no mercado de trabalho);
- O problema da população em condição de extrema pobreza: a importância da efetivação do direito à cidade para todos;
- E problema do crescimento desordenado nos bairros das Regiões Metropolitanas e das megaocupações que causam fortes impactos ambientais como enchentes, assoreamento e prejuízos à qualidade de vida.
2) “Antes, a cidade era o lugar onde se produzia; hoje a cidade é o produto”.
Com as professoras convidadas Drª Márcia Falcão (UFRGS), Drª Clélia Lustosa (UFC) e o professor Dr. Luis Felipe Aires Magalhães (NEPO/UNICAMP)
Na ocasião, os pesquisadores comentaram sobre:
- Problemas e soluções envolvendo a relação entre a segregação urbana e as desigualdades sociais;
- Toda desigualdade é uma injustiça e toda injustiça é uma violência;
- Direito à cidade: o processo de gentrificação;
- Implementação de Planos Diretores sem participação e planejamento.
3) Como abordar a Governança Metropolitana nas Eleições 2024?
Com os Doutores em Planejamento Urbano e Regional, Jupira Mendonça (UFMG) e Juliano Pamplona Ximenes Ponte (UFPA), e a Doutora em Geografia, Heleniza Campos (UFRGS),
Na ocasião, os pesquisadores comentaram sobre:
- O que uma boa governança requer?
- Como fica a governança metropolitana frente aos desafios da implementação do Estatuto da Metrópole?
- Um pacto territorial seria uma nova forma de desenhar políticas públicas?