No dia 05 de novembro de 2021 foi realizada a 1ª plenária de organização do Encontro da Sociedade Brasileira pelo Direito à Cidade, iniciativa que visa recolocar a luta pelo direito à cidade no centro do debate político nacional. Diversas entidades e organizações da sociedade civil, incluindo o Observatório das Metrópoles, já subscreveram a carta de convocação do encontro, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2022.
Conforme o documento:
Estamos vivendo um período de acentuada transição. Em grande parte do mundo e também no Brasil, a desigualdade social se aprofunda com a concentração da riqueza sob hegemonia do capital financeiro. São muitos os fatores que concorrem para a formação desse cenário: as novas tecnologias que promovem desemprego estrutural e impactam relações de trabalho; o fortalecimento do neoliberalismo após a crise de 2008; o enfraquecimento dos sindicatos; os ataques à democracia, à ciência e à razão são alguns deles. Perdas históricas de direitos sociais, desmonte do Estado de Bem-Estar Social e das políticas públicas também fazem parte desse processo. Some-se a isso o crescimento do racismo, do machismo e da heteronormatividade, fatores estruturais da desigualdade social, e o avanço do projeto genocida da população negra, pobre e periférica e teremos o quadro catastrófico, sob o qual incide a grave crise ambiental e a pandemia decorrente do coronavírus.
Representando o Observatório das Metrópoles, junto com Lívia Miranda (Núcleo Paraíba), o pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro Orlando dos Santos Junior (IPPUR/UFRJ) esteve presente na plenária e destacou a importância da iniciativa:
No contexto de inflexão ultraliberal, o Observatório das Metrópoles entende que é de grande importância a iniciativa de realização do Encontro da Sociedade Brasileira pelo Direito à Cidade, em 2022. É um momento privilegiado de construção de uma ampla aliança, plural, diversificada e democrática, em torno do direito à cidade. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade ímpar de colocar a questão das cidades e as políticas urbanas no centro da agenda política do país.
É representante de alguma entidade ou organização da sociedade civil e deseja fazer parte dessa iniciativa? CLIQUE AQUI e assine a carta pela realização do Encontro da Sociedade Brasileira pelo Direito à Cidade. A hora é agora!