Skip to main content

Emplasa disponibiliza acervo histórico (1975-2012)

By 10/10/2012dezembro 13th, 2017Notícias

Emplasa disponibiliza acervo histórico (1975-2012)

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), criada na década de 1970 para cuidar do planejamento da Grande São Paulo, disponibiliza toda a sua produção técnica especializada em planejamento metropolitano relativa ao Estado de São Paulo, ao Brasil e às principais metrópoles do mundo. O acervo digitalizado cobre o período de 1975-2012 e é composto de livros, revistas, teses e pela produção técnica da empresa referente a informações físico-territoriais, socioeconômicas e cartográficas. Também podem ser acessados o Catálogo Eletrônico dos projetos técnicos e a Filmoteca.

De acordo com a Elsa Machado Maglio, da Unidade de Documentação e Informações Técnicas da Emplasa, a empresa digitalizou todo o seu acervo em 2011, disponibilizando-o ao público geral, especialmente aos profissionais e estudantes da área de planejamento urbano e áreas afins. No período de novembro de 2011 até o momento, já foram realizados cerca de 8000 downloads efetuados por 1600 pesquisadores.

Atualmente, a Emplasa está preparando o acervo do Grupo Executivo de Planejamento da Grande São Paulo (Gegran) que também será digitalizado. Esse grupo antecedeu a Emplasa e a sua equipe produziu o primeiro Plano Metropolitano da Grande São Paulo em 1970.

Para consultar o acervo da Emplasa, acesse o site: www.emplasa.sp.gov.br em Biblioteca Vitural/Produção Técnica.

 

Leia também:

Lidando com metrópoles

De que forma se desenvolveu o planejamento urbano no Brasil? E como a tradição brasileira amadureceu para pensar políticas para os grandes territórios urbanos? Em depoimento para o boletim Observatório das Metrópoles, o urbanista e arquiteto Jorge Wilheim fala sobre a sua trajetória profissional, que se confunde com os últimos 50 anos do desenvolvimento urbano do país.  Durante o governo paulista de Antônio Fleury Filho (1991-1994), Wilheim coordenou a elaboração do segundo Plano Metropolitano de São Paulo, projeto pioneiro que pensava a problemática metropolitana dentro dos marcos de um mundo globalizado.