Quais as primeiras tendências apontadas pelo Censo 2022? Quais os possíveis impactos desses resultados preliminares? A questão federativa precisará ser revista?
Na última terça-feira, dia 25 de julho, foi ao ar a entrevista “Censo 2022: Impactos, tendências e caminhos para os gestores públicos“. O vídeo traz uma discussão sobre os primeiros resultados censitários e contou com a participação dos pesquisadores do Observatório das Metrópoles: Maria do Livramento Clementino (UFRN), do Núcleo Natal, Marcelo Ribeiro (IPPUR/UFRJ) e Juciano Rodrigues (IPPUR/UFRJ), ambos do Núcleo Rio de Janeiro.
“Na medida em que a gente não tem capacidade de conhecer a realidade, também não temos condições de transformá-la e o Censo é um elemento importante nesse sentido”, afirma Marcelo Ribeiro.
A entrevista foi realizada pelo jornalista e cientista político Robson Carvalho, do canal “Espaço Cidadão“. Além da veiculação no Youtube, a entrevista também foi ao ar na TVT-SP (canal 44.1 HD Região Metropolitana de São Paulo) e publicada no portal Congresso em Foco.
A seguir, confira o registro: