Dando sequência à série de entrevistas produzidas no âmbito do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”, pesquisadores da rede falaram sobre o tema do Sistema Único de Mobilidade e tarifa zero com o cientista político Robson Carvalho, responsável por conduzir a entrevista publicada simultaneamente em nosso canal no Youtube e no canal Espaço Cidadão. O vídeo faz parte da estratégia da rede de incidir na agenda pública no momento eleitoral de 2024, a partir da publicação de diversos artigos de opinião em veículos de mídia local.
Sistema Único de Mobilidade e tarifa zero
Na entrevista, os convidados foram Yara Baiardi (Núcleo Recife), Gabriela Ortega (Núcleo Baixada Santista) e Gustavo Serafim (Núcleo Brasília).
Durante a conversa, os pesquisadores comentaram sobre:
- O que é o Sistema Único de Mobilidade – SUM?
- É possível conciliar operação e financiamento no transporte público? Como isso afeta o meio ambiente e a mobilidade urbana?
- A revolução digital chegou ao transporte público para garantir direitos à população?
- Recife: há transporte público de qualidade ou é delírio?
- Tipos de Tarifa Zero: os modelos de Luziânia e Formosa no Distrito Federal;
- Por que, antes, empresários e oligarquias políticas locais demonizavam a tarifa zero e hoje defendem e até a extrema-direita está implantando?
- Qual o melhor modelo de Tarifa Zero para a população?
- Os impactos do Porto de Santos são positivos ou negativos para a população, trânsito, transporte e mobilidade no local?
- Os contrates de um Porto eficiente e moderno com a precariedade do entorno e com as periferias esquecidas.
Assista: