Skip to main content

A elite do atraso: da escravidão à lava jato

O professor e sociólogo Jessé Souza lançou, no dia 9 de outubro, o seu novo livro “A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato”, em São Paulo. A premissa da obra é de que os chamados donos do poder perpetuaram um modelo baseado na servidão, simbolizada pela “ralé” dos dias atuais. “É uma elite que entrega o país, sempre entregou, sempre produziu golpes de Estado”, afirma o autor.

Com a obra, o autor procura demonstrar que a corrupção não é o problema central do país, “mas a manutenção secular de uma sociedade desigual”. Patrionalismo e populismo são conceitos usados para evitar avanços de setores populares e identificar as origens dos males brasileiros: o vício é o Estado, a virtude é o mercado. Um pensamento que não só predomina, como é amplificado pela mídia tradicional, que Jessé Souza compara, ironicamente, à da Coreia do Norte, na medida em que tem “uma opinião só”.

RESUMO

Numa época em que a questão das desigualdades racial e social estão, mais do que nunca, no centro de cena dos grandes veículos de comunicação aos comentários nas redes sociais e até mesmo nas conversas das mesas de bar, onde todos parecem ter uma ideia muito bem definida do que é capaz de construir um país ideal, o sociólogo Jessé Souza escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão. Esse é o pilar de sustentação de nossa elite, A Elite do Atraso. Depois da polêmica aberta pela obra A Tolice da Inteligência Brasileira e da contundência exposta em A Radiografia do Golpe, o autor apresenta obra surpreendente, forte, inovadora e crítica na essência, com um texto aguerrido e acessível.

A Elite do Atraso é um livro para ser apoiado, debatido ou questionado, mas será impossível reagir de maneira indiferente à leitura contundente de Jessé Souza a ideias difundidas na academia e na mídia.

Sobre o autor: JESSÉ SOUZA, 57 anos, fez graduação em direito e mestrado em sociologia na UnB, e doutorado em sociologia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. É autor principal de 27 livros e de mais de cem artigos e capítulos de livros em vários idiomas. Publicou A Tolice da Inteligência Brasileira e A Radiografia do Golpe pela LeYa em 2015 e 2016. Coordenou também diversas pesquisas empíricas de amplitude nacional sobre as classes sociais e a desigualdade social no Brasil. Foi presidente do Ipea entre 2015 e 2016. Atualmente é professor titular de sociologia da UFABC.

Veja também:

Vídeo — JESSÉ SOUZA – A elite do atraso

Escravidão, e não corrupção, define sociedade brasileira, diz Jessé Souza

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 11-10-2017 21:18:24