Site da Business & Human Rights Resource Centre
Business & Human Rights Resource Centre (Centro de Informação sobre Empresas e Direitos Humanos – EDH) promoveu o lançamento do site multilíngue, como novo design, sobre empresas e direitos humanos. O site coloca um holofote sobre a conduta de direitos humanos de mais de 5600 empresas ao redor do mundo: inclui os avanços que estão fazendo, as alegações de abusos de direitos humanos e como elas estão respondendo às questões levantadas.
O novo site conta com:
– Navegação completa e páginas iniciais em sete idiomas: árabe, chinês, inglês, francês, russo, português e espanhol;
– “Principais Temas” com áreas sobre temas que vão desde tecnologia da informação e direitos humanos, a princípios orientadores das Nações Unidas e pedidos por um tratado internacional vinculativo
– Um registro no qual pode ser pesquisada a atuação de mais de 2000 empresas, convidando-as a responder a acusações de abusos de direitos humanos (com uma taxa de resposta global de 70%)
– Comentários e postagens de blog da equipe global do EDH e documentos regionais e setoriais facilmente acessíveis
– Uma pesquisa eficaz para que os usuários encontrem o que precisam rapidamente.
Acesse o novo site aqui: http://business-humanrights.org/pt
O Centro de Informação sobre Empresas e Direitos Humanos convida as empresas a responderem publicamente às preocupações relativas aos direitos humanos levantadas pela sociedade civil: o seu novo site torna estas preocupações e respostas ou não-respostas muito mais acessíveis e pesquisáveis.
Casos recentes envolveram empresas como a petrolífera Petrobras na Baía da Guanabara no Brasil; a Vale e supostos abusos ocorridos em sua atuação no Brasil e em Moçambique; e a Construtora Andrade Gutierrez e supostos abusos relatados na preparação para a Copa do Mundo da FIFA no Brasil. O site abrange toda a gama de questões de direitos humanos relativas a empresas – direitos trabalhistas, poluição que afeta a saúde, deslocamento de pessoas para os projetos de extração industrial e de recursos.
O site também fornece o acesso a exemplos de avanços de empresas e também de materiais de orientação. Um dos exemplos recentes está a contratação de trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão para a obra da Arena Pantanal da Copa do Mundo da FIFA no Brasil pela construtora Mendes Júnior.