Em 2005, a convite do Ministério das Cidades, pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo Recife realizaram um trabalho de natureza técnica e em escala nacional. Tratava-se de elaborar uma tipologia das cidades brasileiras que ajudasse na formulação de uma política nacional de desenvolvimento urbano que levasse em conta o andamento dos esforços governamentais para implantar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, a cargo do Ministério da Integração Nacional.
Essa Tipologia das Cidades foi apresentada em 2005 ao Conselho Nacional das Cidades e foi posteriormente publicada, em 2008 pelo próprio Ministério das Cidades e, em 2009, pelo Observatório das Metrópoles constituindo o segundo volume da coleção “Conjuntura Urbana”. O primeiro volume dessa coleção apresenta o trabalho realizado na mesma época por outros pesquisadores também vinculados ao Observatório das Metrópoles e contratados pelo Ministério das Cidades, para subsidiar a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no tocante especificamente aos espaços urbanos metropolitanos.
Para responder à solicitação do Ministério das Cidades, lançou-se mão de procedimentos metodológicos de natureza quantitativa: montagem de um banco de dados abrangendo a totalidade dos municípios brasileiros e o Distrito Federal; revisão bibliográfica seletiva visando identificar antecedentes que pudessem servir de referências; análises multivariadas para formar classes de municípios das quais foram construídos os 19 tipos finais, representados em diversos cartogramas.
O presente livro, organizado por Jan Bitoun e Lívia Miranda, reúne seis artigos que retomam os resultados da pesquisa e procuram atualizar e ampliar as reflexões anteriormente iniciadas, articulando-as aos novos olhares sistematizados nos estudos acima mencionados. A coletânea foi editada pela FASE/PE e pelo Observatório das Metrópoles e tem como principal o objetivo divulgar mais amplamente essa produção.