isbn | 9788569814122
Democracia participativa na América Latina: casos e contribuições para o debate
Diante de um contexto de crise da democracia representativa, o populismo e a demagogia têm encontrado terreno fértil para progredir na atualidade, em simultâneo com a polarização do espaço político e o reforço dos extremismos. Uma saída possível para esse quadro é atuar e pensar fora dos parâmetros tradicionais, buscando soluções para restaurar os preceitos democráticos. É com esse objetivo que Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) e o ObservaPOA promovem o livro “Democracia participativa na América Latina: casos e contribuições para o debate”. A coletânea de artigos apresenta diferentes iniciativas e políticas de inovação democrática e participação cidadã, analisando os seus contextos de emergência e disseminação, os modelos adotados e resultados alcançados, e os desafios a enfrentar.
O livro “Democracia participativa na América Latina: casos e contribuições para o debate” é uma iniciativa do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), por meio do seu Escritório Regional para a América Latina, e representa uma primeira iniciativa da rede latino-americana de dar publicidade a estudos e investigações realizadas sobre o tema da participação cidadã.
Organizada por Luciano Fedozzi, Rodrigo de Souza Corradi e Rodrigo Rangel, a coletânea é composta por oito textos expressivos de realidades variadas e de conteúdo reflexivo sobre as experiências da democracia participativa. Os textos são os seguintes: 1) Confluências perversa, deslocamentos de sentido, crise discursiva (Evelina Dagnino); 2) Democracia participativa y sostenibilidad ambiental: revistando lecciones de América Latina” (Benjamim Goldfrank); 3) Presupuesto participativo con planificacional participativa (PP&PP): ensambles e imbricaciones” (Héctor A. Poggiese); 5) Os Orçamentos Participativos no Brasil (Luciano Fedozzi); 6) Dez anos de Governança Solidária Local em Porto Alegre (Cesar Busatto); 7) Democracia y presupuesto Participativo en América Latina. La Mutación del Presupuesto Participativo fuera de Brasil” (Egon Montecinos); 8) Metodologias Participativas para Gestar Democracia. Potencialidades del Programa de Planeación Local y Presupuesto Participativo en Medellín” (Alberto L. Gutiérrez e Liliana M. Sánchez M.).
Link para o livro