Skip to main content

No âmbito da série de entrevistas do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”, pesquisadores da rede falaram sobre o declínio na adoção dos Orçamentos Participativos (OP) no país e a sua importância para o diálogo democrático e a ação coletiva com o cientista político Robson Carvalho, responsável por conduzir a entrevista publicada simultaneamente em nosso canal no Youtube e no canal Espaço Cidadão.

A entrevista também está disponível no formato de áudio (podcast), dentro do Spotify. Para acessar, clique aqui.

Democracia e Orçamento Participativo

Na entrevista, os convidados foram Nayara Sales Barros (Núcleo Belém), Glenda Dantas (Núcleo Natal e Paraíba) e Luciano Fedozzi (Núcleo Porto Alegre).

Os pesquisadores têm percebido ao longo dos anos a diminuição dos Orçamentos Participativos (OP) no Brasil. Para entender o porquê e buscar soluções para reverter o cenário, foi criado o Observatório dos Orçamentos Participativos, ObservaOP, iniciativa do INCT Observatório das Metrópoles, em parceria com o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV/UFRGS) e a Rede Brasileira dos Orçamentos Participativos (RBOP).

E ainda tratam de alguns pontos:

  • Os objetivos do estudo e da situação dos OP nos municípios brasileiros e o papel do ObservaOP;
  • O potencial democrático dos OP e os principais problemas e limitações apontados pelas práticas já experimentadas;
  • Quais as possíveis causas da diminuição e abandono dos OP nos municípios?

Assista: