Ocorrerá no dia 26 de agosto o debate O Desmonte do Direito à Cidade, com a participação de Betânia Alfonsín (IBDU), Orlando Santos Junior (Observatório das Metrópoles) e Jacqueline Custódio (Fórum dos Conselhos da Cidade). O evento é organizado pelo Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.
- Dia: 26 de agosto (segunda-feira)
- Horário: 19:00
- Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
- Observações: Evento gratuito e sem inscrição prévia
Desde 2016 o Brasil passa por uma inflexão ultraliberal e conservadora na política, na sociedade e na economia, a qual vem impondo uma nova ordem institucional, que se volta contra os direitos e garantias sociais conquistados a partir da Constituição de 1988.
Entre estas conquistas encontra-se o Direito à Cidade, duramente ameaçado por mudanças institucionais que revogam princípios do Estatuto da Cidade (2001) e o preceito da função social da propriedade urbana. Além disso, destroem os canais de participação da sociedade civil na formulação das políticas urbanas, perseguem os movimentos sociais e populares e implantam modelos de gestão urbana que privilegiam os grandes projetos urbanos, a privatização dos espaços públicos e bens comuns e a mercantilização da cidade.
Esta mesa-redonda visa debater as causas e consequências deste desmonte do Direito à Cidade, com a presença e apoio de debatedores e entidades que participaram ativamente da construção da política urbana brasileira nos anos recentes.
Acompanha a página do evento no Facebook: clique aqui.
Apoio: IBDU, IAB-RS, BrCidades, Coletivo Cidade Que Queremos, PROPUR/UFRGS, Fórum dos Conselhos – Porto Alegre.