Skip to main content

David Harvey no Brasil: A economia política da urbanização

By 10/11/2014janeiro 26th, 2018Eventos
David HarveyDavid Harvey           Crédito: web/Reprodução 

O geógrafo britânico David Harvey fará conferência no Brasil, entre 14 e 19 de novembro, sobre o tema “Economia Política da Urbanização: acumulação do Capital e Direito à Cidade”. Os debates e conferências gratuitos serão realizados nas cidades de Brasília (14/11), Recife (17/11), Fortaleza (17/11), Curitiba (18/11) e São Paulo (19/11).

Os eventos marcam o lançamento de seu novo livro Para entender O Capital: Livros II e III, guia de leitura – para iniciantes e iniciados – da obra máxima de Karl Marx. O livro chegará às livrarias junto com a aguardada edição da Boitempo do segundo volume de O Capital, considerada por estudiosos a versão definitiva do clássico de Marx. O Livro II ganha no Brasil textos adicionais inéditos selecionados por Rubens Enderle, especialista na obra de Marx e também responsável pela tradução da obra diretamente do alemão.

David Harvey é professor emérito de antropologia da The City University of New York (Cuny), ex-professor de geografia nas universidades Johns Hopkins e Oxford, e um dos pensadores mais influentes da atualidade. Marxista convicto e declarado, ele é conhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise das dinâmicas do capital nas cidades e sua obra foi apontada pelo jornal Independent como uma das mais importantes de não-ficção publicadas desde a Segunda Guerra Mundial.

Serviço completo

Mais detalhes na página oficial David Harvey no Brasil, no site da Boitempo

David Harvey no Brasil: A economia política da urbanização

Conferência e autógrafos de lançamento de Para entender O Capital: Livros II e III

Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba e São Paulo | De 14 a 19 de novembro de 2014

► BRASÍLIA

14 de novembro | sexta-feira | 19h | Museu Nacional

Setor Cultural Sul, lote 2 (próximo à Rodoviária do Plano Piloto) | Zona 0

Pré-inscrições aqui | credenciamento a partir das 18h

Realização: Boitempo, Secretaria de Assuntos Legislativos/Ministério da Justiça e Ipea

Contatos: (61) 2025-3376 e 2025-3114 | sal@mj.gov.br

► RECIFE

17 de novembro | segunda-feira | 09h30

Arcádia Paço Alfândega

Travessa do Amorim, 75/, 4º Andar, Bairro do Recife

Inscrições  aqui | Sujeito a lotação do auditório, haverá fila de espera.

Realização: Boitempo e UFPE

Apoio: MDU e Nugepp

► FORTALEZA

17 de novembro | segunda-feira | 18h

Concha Acústica | UFC

Avenida da Universidade, 2853

Realização: Boitempo, LEHAB/UFC e ADUFC

Inscrições aqui | Reabre no dia 5 de novembro

Apoio: DAU/UFC

► CURITIBA

18 de novembro | terça-feira | 19h

UFPR | Teatro da Reitoria

R. XV de Novembro, 1299 | Centro

Retirada de senha com duas horas de antecedência na bilheteria do teatro, sem inscrição prévia.

Realização: Boitempo, Terra de Direitos, Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, PRÓ-POLIS (Núcleo de estudos de Direito Administrativo, Urbanístico, Ambiental e Desenvolvimento)

Apoio: CAPES – Pós- Graduação em Direito , Pró- Reitoria de Extensão e Cultura- UFPR, Mobiliza Curitiba

► SÃO PAULO

19 de novembro | quarta-feira | 14h

Centro Cultural São Paulo | Sala Adoniran Barbosa

Rua Vergueiro, 1000 | Paraíso

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do centro cultural, sem inscrição prévia.

Realização: Boitempo, Centro Cultural São Paulo

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

 

David Harvey

http://davidharvey.org/

David Harvey é um importante geógrafo britânico, de base marxista, que dedicou sua longa carreira a estudos sobre a compreensão da dinâmica do capital em nível mundial, com ênfase nas questões territoriais. Prioriza, pois, em suas análises, a relação entre espaço e economia.

Suas teorias sobre a lógica territorial do capitalismo, que desvendam a dominação exercida pelo imperialismo internacional sob a hegemonia do neoliberalismo, fundamentam grande parte dos estudos urbanos no Brasil, notadamente aqueles que se inscrevem no âmbito do materialismo histórico dialético.

Autor de obras de grande envergadura, utilizadas na bibliografia adotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, como em outros programas de pós-graduação da UFPE, Harvey pode ser considerado o teórico do urbano de maior expressividade mundial ainda vivo. Referência obrigatória para todos que pretendem dedicar-se aos estudos sobre a cidade, ele é professor por excelência de muitos daqueles que compõem o corpo docente e discente da UFPE.

Desse modo, é extremamente valiosa a oportunidade que foi colocada pelo convite da Editora Boitempo para que esta universidade apoiasse a vinda de David Harvey ao Recife em sua passagem pelo Brasil e assumisse a responsabilidade pela organização da conferência proposta para o dia 17 de novembro próximo. A ocasião torna-se especialmente oportuna para alimentar a reflexão, que já vem adquirindo maior espaço na agenda política local, quanto à forma como são conduzidos os processos que afetam o desenvolvimento de nossas cidades.

Assunto de interesse não apenas da comunidade acadêmica, mas de todos os cidadãos comprometidos com o destino do lugar em que vivem.

Mais recentemente, Harvey tem escrito sobre as mobilizações que surgiram desde 2011 em diversas cidades do mundo, em contestação à dominação que as grandes empresas capitalistas exercem sobre a produção do espaço, pautando-se na premissa da acumulação, com seus impactos sobre a qualidade de vida urbana. Adquirem grande repercussão suas discussões sobre os conflitos políticos que eclodem no meio urbano, com manifestações de um novo formato, semelhantes às que se verificam na cidade do Recife hoje, em especial as reunidas em torno do que veio a ser denominado “Ocupe Estelita”.

Remetendo ao conceito de “direito à cidade”, formulado por Henri Lefebvre, Harvey alia à linguagem teórica, acadêmica, uma mensagem de apoio e estímulo a essas manifestações, demonstrando certo otimismo no poder que a junção de esforços coletivos pode desempenhar como contra hegemonia às ameaças impostas pela dominação capitalista. Esse tema é tratado em seu livro “Rebel Cities: From the Right to the City to the Urban Revolution” (2012), publicado este ano no Brasil pela editora Martins Fontes, sob o título “Cidades Rebeldes: Do direito à cidade à revolução urbana”. O mesmo título foi utilizado em coletânea de artigos publicada pela Editora Boitempo, que traz também uma leitura de David Harvey sobre o assunto. Trata-se do livro “Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil”, de 2013.

Socialista convicto, Harvey dedica-se ao ensino do marxismo há muitos anos, tendo suas produções sobre o estudo do capital e do capitalismo chegado ao Brasil mais amplamente nos últimos anos com a publicação de livros como “O enigma do capital e as crises do capitalismo” (2011 – versão original de 2010), “Os limites do Capital” (2013 – originalmente publicado em 1982), e “Para entender O capital: Livro I” (2013 – publicação original de 2010), todos pela Editora Boitempo.

A vinda de Harvey ao Brasil, com passagem programada pelas cidades de Brasília, Fortaleza, Curitiba e São Paulo, além do Recife, está relacionada ao lançamento de mais um livro dentro dessa temática: “Para entender O Capital: Livros II e III”. Certamente, um estímulo aos mais jovens ao estudo de obra tão complexa de um dos teóricos mais importantes de todos os tempos, Karl Marx.

Sendo assim, a UFPE cumpre importante papel, perante o meio acadêmico e perante a sociedade como um todo, em oferecer total apoio à realização desse evento.

Para se inscrever na conferência de David Harvey, acesse: https://eventioz.com.br/e/david-harvey-em-recife

 

 

Leia também:

O enigma do capital e as crises do capitalismo | David Harvey

 

Publicado em Eventos | Última modificação em 10-11-2014 15:03:37