Doze estádios de grande porte estão em construção no Brasil para sediar a Copa Fifa 2014, a um custo total de cerca de 20 bilhões de euros, sendo que 97% do financiamento são de origem pública. Neste artigo, Christopher Gaffney mostra que os novos estádios representam o culminar de um projeto com duração de várias décadas, cujo objetivo é mudar o perfil socioeconômico do futebol brasileiro. No Brasil com poucos equipamentos desportivos de base para uso público, o projeto Copa 2014 visa apoiar os processos de comercialização do esporte e sua cultura do ponto de vista do show business.
Christopher Gaffney é professor-convidado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles, no âmbito do Projeto “Metropolização e Megaeventos”. Financiado pela FINEP, o projeto de pesquisa tem como propósito a elaboração e aplicação de instrumentos de monitoramento dos impactos relacionados aos megaeventos esportivos na estrutura urbano-metropolitana das cidades-sedes.
O artigo “From culture to spectacle, the new logics of Brazilian football” foi publicado por Gaffney na edição número 64 da Revista Território, do Departamento de Arquitetura e Estudos Urbanos do Politécnico de Milão/Itália. O trabalho analisa o tipo de legado que está sendo construído no Brasil com os megaeventos esportivos; e defende um outro ambiente cultural para o esporte, baseado na sua natureza e na sua evolução histórica.
Acesse o site da Revista Território e leia o artigo “From culture to spectacle, the new logics of Brazilian football”.
Acesse também o site do professor Christopher Gaffney – Hunting White Elephants.