Inscrições abertas até o dia 07 de agosto de 2023 para o curso “Violência, segurança pública e direito à cidade”, que tem por objetivo debater a relação entre direito à cidade e segurança pública, o impacto da ação criminal sobre a vivência e a gestão de territórios urbanos em diferentes regiões do país, a violência a partir das perspectivas de grupos especialmente atingidos por ela (como pessoas negras, mulheres, LGBTQIAP+, moradores de territórios populares, dentre outros), bem como possibilidades de intervenções e políticas urbanas que revertam esse quadro.
A iniciativa faz parte de um ciclo de formações promovido pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana, juntamente com a Habitat para Humanidade Brasil, CDES Direitos Humanos e Observatório das Metrópoles, com apoio da União Europeia, e está sendo realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Polis.
Serão 07 aulas, sempre às terças-feiras e quintas-feiras das 19h às 21h, e desafios propostos pela coordenação do curso aos participantes, integralizando 20h de curso, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades (aulas e desafios).
Quem pode se inscrever?
O curso é destinado ao público em geral, qualquer pessoa interessada pode se inscrever. As pessoas selecionadas serão credenciadas e notificadas alguns dias antes do início do curso, e receberão um documento orientador com todas as informações relativas ao curso.
As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas caso seja atingido o limite máximo.
Programação
O curso acontecerá de 15/08 a 05/09, com encontros às terças e quintas, das 19h às 21h, nos quais serão abordados os seguintes assuntos:
- 15/08 (terça) – Cidadania entre cortes e genocídio: segregação racial, direito à cidade e à segurança pública, com Dennis Pacheco.
- 17/08 (quinta) – Violência de gênero, LGBTQIAPNfobia e direito a espaços vitais, com Rubby da Silva Rodrigues e Raquel Ludermir.
- 22/08 (terça) – Amazônia entre centralidades criminais e sociobiodiversas, com Aiala Colares de Oliveira Couto.
- 24/08 (quinta) – Direito à cidade no emaranhado de tramas da governança criminal – os casos de Rio de Janeiro e São Paulo, com Edu Carvalho e Orlando Alves dos Santos Jr.
- 29/08 (terça) – Direito à cidade no emaranhado de tramas da governança criminal – o caso do Ceará, com Luís Fábio Silva Paiva e Valéria Pinheiro.
- 29/06 (quinta) – Segurança pública: políticas não repressivas para efetivação do direito à cidade, com Paulo Moraes e Tamires Sampaio.
- 05/09 (terça) – Perspectivas de planejamento e intervenção, com Rodrigo Iacovini.
Acesso
Os encontros virtuais ocorrerão por meio da plataforma YouTube, pelo canal do Fórum Nacional de Reforma Urbana. Por conta da metodologia algumas aulas poderão ser pelo Zoom (https://zoom.us/), que pode ser acessada por computador, celular ou tablet. É necessário ter conexão com internet.
Os links de acesso serão enviados às pessoas inscritas no dia de cada encontro, com uma hora de antecedência
Inscreva-se e saiba mais em: www.even3.com.br/violencia-seguranca-publica-e-direito-a-cidade