Skip to main content

Inscrições abertas até o dia 12 de junho de 2023 para o curso “Juventude, cultura e direito à cidade”, que reúne fazedores da cultura e especialistas com o objetivo de debater o direito à cidade a partir de movimentos e expressões artístico-culturais. Manifestações culturais vivenciadas no espaço público serão centrais nessa formação, na qual também vamos debater expressões culturais periféricas, juventude e políticas públicas, gênero e corporeidades, e incidência política. No decorrer do curso, serão promovidos desafios e atividades interativas, com o intuito de incentivar mapeamentos culturais, identificando movimentos e ações artísticas em defesa do direito à cidade.

A iniciativa faz parte de um ciclo de formações promovido pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana, juntamente com a Habitat para Humanidade Brasil, CDES Direitos Humanos e Observatório das Metrópoles, com apoio da União Europeia, e está sendo realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Polis.

Serão 07 aulas, sempre às terças-feiras e quintas-feiras das 19h às 21h, e mais 6h de atividades assíncronas, integralizando 20h de curso, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades.

Quem pode se inscrever?

O curso é destinado ao público em geral, qualquer pessoa interessada pode se inscrever. As pessoas selecionadas serão credenciadas e notificadas alguns dias antes do início do curso, e receberão um documento orientador com todas as informações relativas ao curso.

As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas caso seja atingido o limite máximo.

Programação

O curso acontecerá de 13/06 a 04/07, com encontros às terças e quintas, das 19h às 21h, nos quais serão abordados os seguintes assuntos:

  • 12/06 (segunda) – Práticas Culturais na Cidade: Contracultura, antirracismo e espaço público, com Salloma Salomão.
  • 15/06 (quinta) – A expressão cultural das periferias brasileiras, com Tiarajú D’Andrea e Pretim daleste.
  • 20/06 (terça) – A luta da juventude excluída das políticas públicas por direito à cultura na cidade, com Ciça Pereira e Harika Maia.
  • 22/06 (quinta) – Tensões Narrativas: Cultura de rua e protagonismo periférico, com Felipe Choco, Preto Michel e Sarah Esli.
  • 27/06 (terça) – Meu corpo na rua: tensões narrativas, gênero e dissidências, com Nenesurreal.
  • 29/06 (quinta) – Cultura e incidência política: transformações que as ruas reivindicam, com Janielly Azevedo e Marcelo Teles (Centro Cultural Que Ladeira é Essa?)
  • 04/06 (terça) – Mapeamento Cultural, com Cássia Caneco e Sarah Esli.

Acesso

Os encontros virtuais ocorrerão por meio da plataforma YouTube, pelo canal do Fórum Nacional de Reforma Urbana. Por conta da metodologia algumas aulas poderão ser pelo zoom (https://zoom.us/), que pode ser acessada por computador, celular ou tablet. É necessário ter conexão com internet. Os links de acesso serão enviados às pessoas inscritas no dia de cada encontro, com uma hora de antecedência.

Inscreva-se e saiba mais em: www.even3.com.br/juventude-cultura-e-direito-a-cidade