Crise Mundial e os impactos para o Brasil: novo padrão de desenvolvimento
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a UFRJ, realizam o módulo II do seminário “A crise mundial e os desafios de um novo padrão de desenvolvimento para as economias emergentes da América Latina, com especial referência ao caso brasileiro”. O evento, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro no Rio de Janeiro, representa a continuação de uma série de atividades para embasar a implantação de um Centro de Altos Estudos no Brasil. Um dos destaques do encontro é a aula magna da professora Maria da Conceição Tavares.
O módulo I do seminário internacional ocorreu na Unicamp, em junho deste ano. A série de atividades visa embasar a implantação de um Centro de Altos Estudos no Brasil cujo objetivo é realizar pesquisas de alto nível sobre o desenvolvimento brasileiro e formar quadros de direção estratégica do Estado para o Brasil e países da América Latina e África. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está encarregado de desenhar a estrutura institucional do centro e formular seu plano de trabalho para o trênio 2013/2015.
Para o módulo II, que será realizado na UFRJ, merece destaque a seção de abertura que contará com a participação de Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Antonio Prado, secretário Executivo Adjunto da Cepal; Carlos Antônio Levi da Conceição, Reitor da UFRJ; Carlos Frederico Leão Rocha, diretor do Instituto de Economia da UFRJ; Fernando Sarti, diretor do Instituto de Economia da Unicamp; e Mariano Laplane, presidente do Centro de Gestão e estudos Estratégicos (CGEE).
A programação do seminário conta com quatro mesas: mudanças recentes, perspectivas e desafios da economia brasileira no cenário da crise global; inovação tecnológica como eixo de um novo padrão de desenvolvimento econômico e social (ref. China e Índia); a política social do novo padrão de desenvolvimento; e o papel estratégico do Estado e o novo padrão de desenvolvimento. Haverá a participação de diretores e outros representantes do MCTI e MEC, Cepal, BNDES, Centro Redes (Argentina), NISTADS (Índia), Secretaria de Planejamento de Sergipe e da Academia Chinesa de Ciências, além de professores da UFRJ, Unicamp e UnB.
A professora Laura Tavares, do INCT Observatório das Metrópoles, participa da Mesa 3 – A política social do novo padrão de desenvolvimento.
O evento será transmitido ao vivo pelo site do CGEE. Para conhecer a programação completa, clique aqui.