A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) vai realizar, de 16 a 18 de julho de 2024, na Universidade de São Paulo, o 1º Fórum Brasileiro para discussão de estratégias de ciência, tecnologia e inovação neste campo disciplinar.
O propósito do evento é estabelecer diretrizes para que a SBS possa participar de fóruns e agências que formulam políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.
A sociologia e as demais ciências sociais estão igualmente sujeitas ao turbilhão de transformações. A despeito de suas singularidades, a sociologia vem experimentando um certo esgotamento de suas estratégias tradicionais de reprodução como campo de conhecimento. Ao mesmo tempo, sofre as pressões externas para atender tanto demandas da sociedade em geral quanto do próprio campo científico. Inovar tem sido palavra de ordem.
A programação conta com mesas redondas e temáticas para a discussão de temas, como: incorporação dos meios digitais à produção e disseminação do conhecimento, conexões e diálogos com outras fronteiras disciplinares, diversidade dos modos de organização do trabalho acadêmico-científico, divulgação científica e a formação de sociólogas e sociólogos.
O coordenador nacional do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, participa da mesa temática “Novas formas de organização do trabalho acadêmico: pesquisa e trabalho em redes”, no dia 18 de julho (quinta-feira), às 9h30.
As inscrições para o evento estão abertas, acesse: forum2024.sbsociologia.com.br/inscricoes