Skip to main content

Quase 20 mil pessoas, sendo mais de três mil chefes dos Executivos municipais, participaram do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, de 11 a 13 de fevereiro, em Brasília. Promovido pelo Governo Federal, o evento contou com a presença do coordenador do Núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles, Thiago Trindade, que representou a rede de pesquisa na mesa-redonda intitulada “Rumo à 6ª Conferência Nacional das Cidades”. Segundo ele, um dos objetivos do evento foi mobilizar os(as) prefeitos(as) a se engajarem na iniciativa das Conferências das Cidades e poderem se unir em todo o ciclo até a etapa nacional.

“A Conferência Nacional das Cidades volta a acontecer após 12 anos, com a retomada de um Sistema Nacional de Participação Social. Por que falamos de uma retomada? Porque entre 2016 e 2022 houve um desmonte da estrutura participativa que vinha sendo construída e que foi retomada a partir de 2023”, ressalta Trindade.

Na foto (da esquerda para a direita): Fernanda Ludmila, Carla Bezerra, Letícia Miguel e Thiago Trindade.

A 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) está prevista para acontecer em agosto deste ano, em Brasília. A última edição ocorreu em novembro de 2013. O evento deve abordar questões que impactam diretamente a vida das pessoas, como mobilidade urbana, saneamento básico e habitação. Aproveitando a presença de gestores de todo o país no Encontro da última semana, o Governo Federal teve o intuito de motivá-los a realizar suas conferências municipais, onde a população poderá colaborar para a criação de políticas públicas de seu interesse. Trindade destaca a importância da participação do Observatório na realização da 6ª CNC. “Para qualificar o processo participativo e tornar a conferência o mais ampla possível, o mais legítima possível, para que a gente possa avançar na construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”, pontua o coordenador do Núcleo Brasília.

Coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas também contou com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e das 26 associações estaduais de municípios. Ao longo de três dias, gestores de cidades brasileiras circularam por dezenas de estandes de ministérios, autarquias e órgãos federais, espalhados por uma área de mais de 6,2 mil metros quadrados, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Entre os serviços disponibilizados, estava a orientação para o recebimento de recursos, assinatura de contratos e convênios, assim como treinamento para gerenciamento de situações de crise, incluindo calamidades públicas e crises orçamentárias. Também foram promovidas palestras e oficinas, além de atendimento personalizado aos gestores por técnicos de órgãos, autarquias e pastas federais.

Thiago Trindade e Carla Bezzerra, Diretora de Participação Digital da Presidência da República.


Com informações de Agência Brasil/EBC e Agência Rádio Web.