Pesquisadores envolvidos com a temática metropolitana contam agora com uma importante ferramenta para o Planejamento e a Análise dos problemas das metrópoles brasileiras. O Observatório concluiu a construção do Sistema Metropolitano de Informações Geográficas e Sociais para o Planejamento e Pesquisa: Geometropoles. Esse sistema, que logo evoluirá para uma versão online, contempla 17 regiões metropolitanas brasileiras.
O Geometropoles tem como objetivo principal reunir em um só plano de informação os dados geográficos e sociais utilizados nas pesquisas realizadas pela rede Observatório das Metrópoles. O sistema pretende oferecer uma organização das informações de maneira que sua apresentação facilite ao mesmo tempo a visualização dos elementos da dinâmica metropolitana, a construção de mapas temáticos e a análise espacial através das diferentes ferramentas de geotecnologia. O mapeamento inclui diversos níveis territoriais, desde o limite da região metropolitana, os municípios, as áreas metropolitanas, os setores censitários, até informações sobre a localização das escolas, dos locais de votação e de equipamentos de saúde e de esporte.
Em breve, a versão online do Geometroples permitirá a acadêmicos, atores da sociedade civil e o público em geral, conhecer a realidade das grandes metrópoles brasileiras através desse sistema que contará com um banco de dados multidimensional.
Clique aqui e saiba mais