A ONG Opção Brasil promove o evento “A Cidade e o Jovem – Territórios de Vida em Comum”, com o propósito de reunir profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, buscando explorar temas que gerem contribuições e melhorias aos espaços urbanos e às novas gerações. O pesquisador Marcelo Ribeiro, do Observatório das Metrópoles, apresenta no dia 27/10 a palestra “Desafios para o Bem-estar nas Metrópoles”.
Com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a ONG Opção Brasil organiza o evento A idade e o Jovem – Territórios de Vida em Comum. A iniciativa pretende reunir profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, buscando explorar temas que gerem contribuições e melhorias aos espaços urbanos e às novas gerações. O evento, realizado pela primeira vez em março de 2014, reuniu cerca de 1.200 pessoas entre as conferências e oficinas realizadas.
Nesta nova oportunidades, trazemos para debate algumas experiências ibero-americanas que desenvolvem a promoção de um ambiente urbano mais inclusivo e conectado com temas atuais da sociedade contemporânea. São iniciativas que dialogam com os conceitos de cidades inteligentes, a qualificação de espaços públicos, políticas para a gestão de aglomerados urbanos e inclusão e acessibilidade nos espaços públicos.
Esta 2ª edição ocorre em outubro de 2014, em 6 cidades do Estado de São Paulo – Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, além da capital paulista.
OBJETIVOS DO EVENTO
Pensamos que a nossa proposta contribuirá com subsídios para a construção de iniciativas que qualifiquem a intervenção de profissionais do presente e do futuro.
Como objetivos a serem alcançados por essa proposta, pensamos que o evento poderá contribuir com:
A integração de universidades da América Latina sobre o tema tratado, gerando possibilidades de trabalhos em conjunto, grupos de pesquisa etc;
O diálogo do CAU-SP e dos profissionais da área com temas bastante atuais na sociedade brasileira, objetos inclusive de manifestações populares ocorridas neste ano;
O intercâmbio de práticas reconhecidas de intervenções urbanas de referência internacional;
A realização de vivências que estimulem uma percepção ampliada sobre a convivência entre o ambiente urbano coletivo e os indivíduos
Mais informações no site do evento “A Cidade e o Jovem”.
E também no site da ONG Opção Brasil.
Publicado em Eventos | Última modificação em 23-10-2014 12:34:22