Neste ensaio para o livro “Cultura e cidade: abordagem multidisciplinar da cultura urbana” (EDUFRN), o professor Márcio Moraes Valença trata do potencial transformador da arte e da cultura nas cidades contemporâneas. Segundo Valença, mais do que mera animação voltada para o consumo, a arte nas ruas pode ser a protagonista de transformações na forma de olhar e considerar a vivência urbana. “Da forma como têm sido realizadas nas últimas décadas, as versões oficiais de promoção da arte e da cultura nas cidades têm favorecido mais a construção de cidades gentrificadas do que uma que seja mais democrática, libertária e autônoma”.
MÁRCIO MORAES VALENÇA é professor Titular do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR-UFRN, 2016-18), e pesquisador da Rede INCT Observatório das Metrópoles. Ele possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), especialização no Mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE, 1989), mestrado em Urban and Regional Studies (University of Sussex, 1990) e doutorado em Geography/Urban and Regional Studies (Subject Group/CDE – University of Sussex, 1997). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no doutorado do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, todos na UFRN. É o coordenador do Grupo de Pesquisa Estúdio Conceito e participa ainda do Grupo de Pesquisa Sobre as Cidades Contemporâneas.
A cidade e a cultura ou as relações culturais e urbanas são duas faces incontornáveis e indissociáveis das relações sociais. Sabe-se, ainda, que o interesse crescente da cultura vem acompanhando o fenômeno da urbanização mundial. Tendo isso como pressuposto, a cultura, enquanto adaptação ao meio social e natural, tem nesta obra um tratamento de viés multidisciplinar, uma vez que é tida em conta a cultura no âmbito das relações urbanas e das relações sociais.
Por isso, a conceituação da cultura quer no modernismo, quer no pós-modernismo, bem como as diferentes concepções acerca da cidade enquanto cidade pós-moderna ou cidade criativa permitem direcionar esta obra. A eleição das cidades a capitais de cultura é igualmente um “ideal” que visa fazer a leitura da cidade a partir da cultura, assim como o reconhecimento de seus ícones urbanos.
Porém, a cidade é produto e produtora de histórias e de relações sociais e culturais como as que se manifestam na espacialização da moradia, dos migrantes econômicos, nos exílios políticos e, consequentemente, no processo da inovação.
Este livro procura observar a cultura local e suas interações com a cultura global. Por isso, temos representações sociais e exemplos de cidades do Brasil, Portugal, Espanha, Republica Dominicana, Argentina, México, Estados Unidos, entre outros. Desse modo, cruzando-se histórias de dois continentes – Europa e América – temos a construção de uma história comum que implica que conheçamos cada vez mais o “outro”, para nos reconhecer-mos a nós próprios.
Por último, é também um livro bilíngue (com artigos em português e espanhol) que, reunindo pesquisas empíricas, apresenta igualmente teorias e conceitos de pesquisadores e professores doutorados em universidades portuguesas, brasileiras, mexicanas e espanholas que nos permitem compreender a realidade contemporânea, tendo por lentes a cidade e a cultura.
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