Skip to main content

Censo 2010: RIDE-DF tem contribuição maior na faixa etária acima de 45 anos

By 27/07/2011dezembro 4th, 2017Notícias

Análise do núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles, a partir dos dados divulgados até o momento pelo Censo 2010, mostra que a RIDE-DF passou por mudanças na última década: maior incremento populacional, aumento da participação feminina e contribuição maior na faixa etária acima de 45 anos são os destaques.

RIDE-DF

A RIDE-DF é formada por 22 municípios e o Distrito Federal, sendo 19 municípios pertencentes ao estado de Goiás e três pertencentes ao estado de Minas Gerais. No contexto do desenvolvimento a maioria dos municípios concentra-se em torno do Distrito Federal (DF), sendo que esses apresentam alta dependência da capital. Os municípios mais afastados praticamente têm seu desenvolvimento independente do DF. Os 22 municípios da RIDE-DF têm como principal atividade econômica a agropecuária, sendo que em dois municípios (Pirenópolis e Corumbá de Goiás) destaca-se também a participação do setor turístico.

Incremento populacional

Em 2010, a população do DF chegou a 2.570.160 habitantes e, entre os anos de 2000 e 2010, houve um incremento populacional da ordem de 519.014 habitantes. Em comparação com a sua Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), que também teve acréscimo populacional, o peso da população no DF permaneceu praticamente igual: 69,3% em 2000, e 69,0% em 2010, continuando a ser considerado elevado.

Em relação à distribuição de homens e mulheres na RIDE-DF, verifica-se que em 2010 a participação dos homens é menor que a das mulheres na composição da população, com exceção de Minas Gerais. Na composição geral, a tendência de participação menor dos homens prevalece.

Contribuição de faixas etárias mais velhas

Quando se comparam os dados do censo demográfico da RIDE-DF entre os anos de 2000 e 2010, verifica-se também mudança na composição da população, marcada pelo envelhecimento. Percebe-se que em 2000 a faixa etária mais larga era de 20 a 24 anos; já em 2010 a faixa mais larga passa a ser a de 25 a 30 anos. Percebe-se também uma redução da contribuição da faixa etária de 0 a 24 anos e um aumento das maiores idades.

Ao se comparar a estrutura etária da RIDE-DF com a do Brasil, pode-se notar que há maior contribuição de faixas etárias mais velhas, o que indica uma população mais envelhecida do que a do país em geral.

Tal diferença se torna mais clara quando se analisa o gráfico abaixo, no qual se tem a diferença dos dados de 2010 entre o Brasil e a RIDE-DF. Claramente se vê que a população da RIDE-DF tem uma contribuição maior na faixa etária acima de 45 anos do que a população geral do Brasil.

Acesse a análise sobre a RIDE-DF na íntegra aqui.