Skip to main content

Cartilha In Debate — Feminismo, espaço e neoliberalismo

By 25/07/2017janeiro 29th, 2018Notícias

 Cartilha In Debate — Feminismo, espaço e neoliberalismo

O blog In Debate, iniciativa do Grupo Indisciplinar vinculado ao CNPq e sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, divulga a Cartilha “Feminismo, espaço e neoliberalismo”, com foco na reflexão das relações entre a opressão do feminino, o espaço urbano e a ideologia capitalista.

Segundo o documento, o feminismo é uma luta que visa a modificação de vínculos estruturais de opressão patriarcal que se inscrevem no espaço, pensando nesse não como lugar, localização, mas como produto de interrelações, sempre aberto, múltiplo e disputado, constituído de relações de opressão e também de resistências e emergências.

O espaço foi historicamente pensado levando em conta as necessidades da produção capitalista a partir de um sujeito universal masculino, autônomo e livre de amarras. A construção de espaços onde as necessidades e desejos das mulheres são projetados fortalece a participação e auto-organização desses grupos.

O movimento feminista tem uma longa história de lutas, enfrentamentos e formulações políticas. O feminismo também tem desestabilizado o lugar neutro da ciência e da produção do conhecimento a partir da visão de sujeitas historicamente invisibilizadas e subalternizadas. A luta feminista tem tornado o mundo um lugar melhor para as mulheres, crianças e para o conjunto da sociedade. Por isso, frente aos ataques neoliberais, sua importância como movimento político e combativo é fundamental.

Acesse a cartilha no blog do In Debate

IN DEBATE

A Rede Observatório das Metrópoles monitora o debate público relacionado às temáticas urbana e metropolitana — e também apoia iniciativas de comunicação que visem produzir informação qualificada para refletir sobre a vida nas cidades. O blog InDebate é um boa iniciativa deste ano de 2017 — vale a pena seguir seus posts!!

O InDebate é um blog para divulgação de ideias, posições políticas, pesquisas científicas, não-científicas e anti-científicas, com o objetivo de propor discussões sobre a construção do espaço na atualidade. Buscamos assim promover uma descentralização do saber acadêmico a partir da divulgação de nossas pesquisas em linguagem jornalística, que possa traduzir o conhecimento complexo e erudito produzido na academia para uma linguagem mais cotidiana, acessível e útil à todas e todos que lutam pelos direitos urbanos, humanos e sociais.

Considerada a importância dos processos de globalização e a produção biopolítica nas/das metrópoles como constitutiva do espaço social, o InDebate reflete os questionamentos levantados pelo grupo em seu processo de construção de saberes que articulem indissociadamente teoria e prática.

As Frentes de Ação, que compõem os projetos de pesquisa e extensão do grupo Indisciplinar, possuem destaque neste blog que pretende adotar um claro recorte político destituinte da razão neoliberal do mundo, que tem sido plataforma ideológica para produção do vasto urbanismo neoliberal que invade corações, mentes e cidades. Também aposta-se em processos constituintes de novos espaços e políticas engendrados pela coletividade cidadã e pela produção do comum-público urbano incorporando a luta de classe (hoje globalizada) e muitas outras formas de exclusão social como o racismo ou o machismo.

A proposta do InDebate ancora-se na importância dada pelo grupo às ações tecnopolíticas e na produção de tecnologia social objetivando tornar este blog mais uma ferramenta tecnopolítica do grupo para atuar em rede com as resistências emergentes nas lutas urbanas do cotidiano e faz parte também do conjunto de ações vinculadas ao Programa IndLab – Laboratório Nômade do Comum e ao INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – vinculado ao Grupo Indisciplinar denominado Tecnopolíticas: territórios urbanos e redes digitais.