Skip to main content

Campanha Salve o Museu da Maré

By 30/09/2014janeiro 29th, 2018Notícias

Museu da Maré

O Museu da Maré, importante patrimônio cultural e histórico da cidade do Rio de Janeiro, está em risco. No começo do mês, a instituição recebeu uma ordem de despejo do Grupo Libra, proprietário do imóvel. Se o Poder Público não agir até a primeira semana de dezembro, o museu vai acabar.

A secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, declarou publicamente que o fechamento é inaceitável. Mas é preciso mais do que palavras: cabe a ela e às demais autoridades de cultura encontrar uma solução para salvar o Museu da Maré.

A organização Meu Rio parcipa da luta com a campanha “Salve o Museu da Maré. A ideia é pressionar os secretários estadual e municipal de Cultural, mostrando que o Museu da Maré é valorizado por toda população da cidade.

Inaugurado em 2006 com a presença do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, o Museu já ganhou inúmeros prêmios pelo papel que desempenha, valorizando a memória da comunidade e afirmando a cultura e identidade do povo mareense. Nos últimos 10 anos, ele se manteve no mesmo local, no imóvel cedido pelo grupo Libra por meio de um contrato de comodato.

Salvar o Museu da Maré é uma necessidade e, segundo a Constituição Federal, o Poder Público é responsável pelo incentivo, fomento e preservação da cultura nacional. Por isso, precisamos pressionar as Secretarias Municipal e Estadual de Cultura para que encontrem uma solução.

 

Leia também:

Ameaça de despejo mobiliza comunidade

Competência constitucional de preservação da cultura

Notificação do despejo

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 30-09-2014 15:24:06